Mundo

Covid: EUA registra novo recorde de média móvel com 265 mil casos/dia

Metrópoles | 29/12/21 - 22h29
Vinicius Schmidt / Metrópoles / Reprodução

A chegada da variante Ômicron vem provocando um aumento acentuado de novos casos de Covid-19 nos Estados Unidos. Na segunda-feira (27/12), foram registrados 512.553 novos diagnósticos da infecção no país, o que levou os EUA a alcançarem um novo recorde na média móvel de casos. De acordo com o site Our World in a Data, ligado à Universidade de Oxford, a média móvel de terça-feira (28/12) foi de 265.427 novos casos.

O recorde anterior do indicador havia sido registrado em 11 de janeiro, quando a média de sete dias foi de 251.232 novas infecções. Apesar de se apresentar com sintomas mais leves quando comparada às outras variantes do coronavírus, a Ômicron tem alta capacidade de transmissibilidade e, desde que foi identificada, em novembro deste ano, já se espalhou em escala global.

Outra característica da cepa é uma aparente facilidade para infectar pessoas que já tenham tido Covid-19 ou que sejam vacinadas contra o coronavírus. As autoridades de saúde alertam, entretanto, que apesar da possibilidade da reinfecção, a vacinação tem se mostrado eficaz para reduzir os casos graves, internações e óbitos. Na Europa, Reino Unido, Espanha, Portugal, França e Itália também estão registrando aumento de casos, o que provocou retrocessos em relação à flexibilização das medidas de proteção anteriormente adotadas.