O governo começou a pagar o auxílio emergencial de R$ 600 como forma de aliviar os impactos econômicos da pandemia de coronavírus. Para ter acesso ao benefício, uma das exigências é estar com o CPF regularizado. Muitas pessoas relataram problemas na inscrição justamente por não terem o documento em dia.
LEIA TAMBÉM
Entre os problemas mais comuns no registro, estão dados pessoais errados ou desatualizados, pendências eleitorais e não entrega de declaração de Imposto de Renda.
Essas pendências podem ser resolvidas online. A Receita Federal, responsável pelo registro do CPF, orienta a não procurar uma unidade de atendimento, como forma de evitar aglomerações e respeitar o isolamento social durante a pandemia. Todos os serviços estão disponíveis no site ou por email, de acordo com a Receita.
É possível verificar a situação do seu CPF no site da Receita.
Confira abaixo possíveis problemas com o CPF que podem impedir o recebimento do auxílio emergencial e como resolvê-los.
Dados desencontrados
Se há algum dado pessoal usado para se inscrever no pedido de auxílio emergencial que não coincida com o registrado no CPF, é preciso fazer a atualização do cadastro.
Esse procedimento serve para pessoas que mudaram de endereço, alteraram o sobrenome, precisam informar sua naturalidade ou corrigir alguma informação cadastrada.
Caso perceba alguma inconsistência, é possível atualizar os dados cadastrais online e gratuitamente no próprio site da Receita Federal.
CPF suspenso
Isso acontece porque o cadastro do CPF tem algum dado pessoal incorreto ou incompleto. A regularização pode ser feita online e de graça por meio do site da Receita Federal.
Pendente de regularização
Essa situação acontece quando a pessoa deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda Pessoa Física dos últimos cinco anos.
Nesse caso, o atendimento pode ser feito por email. Confira os endereços de email, de acordo com o estado:
| Região Fiscal | Estados | |
|---|---|---|
| 1ª | DF, GO, MT, MS e TO | [email protected] |
| 2ª | AC, AM, AP, PA, RO e RR | [email protected] |
| 3ª | CE, MA e PI | [email protected] |
| 4ª | AL, PB, PE e RN | [email protected] |
| 5ª | BA e SE | [email protected] |
| 6ª | MG | [email protected] |
| 7ª | ES e RJ | [email protected] |
| 8ª | SP | [email protected] |
| 9ª | PR e SC | [email protected] |
| 10ª | RS | [email protected] |
Pendências eleitorais
O CPF também pode ficar irregular por causa de alguma pendência com a Justiça Eleitoral, se a pessoa deixou de votar em alguma eleição e não justificou, por exemplo.
Nesse caso, não é necessário fazer nada. A Receita afirma que regularizou automaticamente as pendências de 11 milhões de pessoas nessa situação, incluindo aquelas que não cumprem os critérios para receber o auxílio emergencial.
Essa medida foi tomada excepcionalmente por causa do estado de calamidade, já que os cartórios eleitorais estão fechados.
Falta de CPF
Se você não tem CPF, a Receita liberou a possibilidade de fazer o registro gratuitamente e online para pessoas de qualquer idade.
Antes, só quem tinha entre 16 e 25 anos e tivesse título de eleitor regular podia pedir o registro por meio da internet. Se não cumprisse esses requisitos, deveria ir a uma unidade da Receita ou entidade conveniada, como Caixa, Banco do Brasil e Correios, além de pagar uma taxa de R$ 7, de acordo com o órgão.
Agora, para fazer o pedido, é preciso enviar um email para um dos endereços da tabela abaixo, de acordo com seu estado:
| Região Fiscal | Estados | |
|---|---|---|
| 1ª | DF, GO, MT, MS e TO | [email protected] |
| 2ª | AC, AM, AP, PA, RO e RR | [email protected] |
| 3ª | CE, MA e PI | [email protected] |
| 4ª | AL, PB, PE e RN | [email protected] |
| 5ª | BA e SE | [email protected] |
| 6ª | MG | [email protected] |
| 7ª | ES e RJ | [email protected] |
| 8ª | SP | [email protected] |
| 9ª | PR e SC | [email protected] |
| 10ª | RS | [email protected] |
É preciso enviar, em anexo uma cópia dos seguintes documentos:
Documento de identificação:
Regularização demora 72 horas
A Receita avisa que as alterações e regularizações no CPF levam, em média, 72 horas para serem atualizadas no sistema da Caixa, para que possa dar entrada no auxílio emergencial.
A Receita também está fazendo atendimento por meio do seu chat. O horário é das 7h às 19h, em dias úteis.
Caso, ainda assim, não tenha sido possível fazer a regularização pelo site, a Receita afirma que o atendimento deverá ser feito por email.
É necessário enviar uma solicitação de serviço para a Receita. O endereço de email varia de acordo com o seu estado, conforme essa tabela:
| Região Fiscal | Estados | |
|---|---|---|
| 1ª | DF, GO, MT, MS e TO | [email protected] |
| 2ª | AC, AM, AP, PA, RO e RR | [email protected] |
| 3ª | CE, MA e PI | [email protected] |
| 4ª | AL, PB, PE e RN | [email protected] |
| 5ª | BA e SE | [email protected] |
| 6ª | MG | [email protected] |
| 7ª | ES e RJ | [email protected] |
| 8ª | SP | [email protected] |
| 9ª | PR e SC | [email protected] |
| 10ª | RS | [email protected] |
Pelo email é necessário enviar os seguintes documentos:
A resposta ao pedido será enviada pela Receita por email. Se for aprovado, a pessoa recebe a confirmação da alteração solicitada.
Se não for possível a regularização por email, o cidadão recebe orientações para comparecer a uma das unidades da Receita Federal.
De acordo com a Receita, há unidades com as atividades suspensas por causa do coronavírus, mas é possível verificar os horários de atendimento das que estão funcionando no site.
+Lidas