Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é finalista do prêmio Rei da América 2025, competindo com Lionel Messi e Adrián Martínez, com o vencedor a ser anunciado em 31 de dezembro. O meia uruguaio teve um desempenho destacado, com 25 gols e 20 assistências em 64 jogos, conquistando quatro títulos importantes neste ano.
Messi, pelo Inter Miami, também teve um ano notável, com 43 gols em 49 partidas e conquistando o título da MLS, enquanto Martínez, do Racing, marcou 22 gols em 45 jogos e ajudou sua equipe a vencer a Recopa Sul-Americana e chegar às semifinais da Libertadores.
Além de Arrascaeta, o técnico do Flamengo, Filipe Luis, é finalista ao prêmio de melhor treinador, concorrendo com Gustavo Costas e Gustavo Alfaro.
O meia Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos finalistas ao prêmio Rei da América de 2025, concedido pelo jornal "El País", do Uruguai. Ele concorre com os argentinos Lionel Messi, do Inter Miami, e Adrián Martínez, do Racing. O vencedor será divulgado no dia 31 de dezembro.
LEIA TAMBÉM
Arrascaeta disputou 64 jogos oficiais pelo Flamengo neste ano, marcou 25 gols e deu 20 assistências. O meia uruguaio foi campeão do Campeonato Carioca, da Supercopa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e da Copa Conmebol Libertadores. O time também chegou à decisão da Copa Intercontinental, e perdeu a final para o Paris Saint-Germain na disputa por pênaltis.
Lionel Messi, por sua vez, disputou 49 partidas pelo Inter Miami, marcou 43 gols e deu 26 assistências. A equipe dele conquistou o título da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, pela primeira vez. Ele foi eleito o melhor jogador da competição.
Adrián "Maravilla" Martínez também teve um ano especial. O atacante do Racing disputou 45 jogos pelo time argentino, marcou 22 gols e deu três assistências. A equipe dele conquistou o título da Recopa Sul-Americana, chegou às semifinais da Libertadores e alcançou a final do Torneio Clausura do Campeonato Argentino.
O prêmio "Rei da América" é concedido pelo jornal uruguaio El País desde 1986. O último ganhador do troféu de melhor jogador foi o brasileiro Luiz Henrique, que brilhou pelo Botafogo em 2024. Arrascaeta ficou em segundo lugar em 2022 e em terceiro em 2019.
Filipe Luis concorre entre os técnicos
O técnico do Flamengo está entre os finalistas ao prêmio de melhor treinador das América deste ano. Seus concorrentes são Gustavo Costas, do Racing, e Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai. Filipe Luis veneceu 48 jogos, empatou 16 e perdeu nove com o Flamengo em 2025.
O último ganhador do troféu foi o português Artur Jorge, por ter levado o Botafogo aos títulos do Brasileirão e da Libertadores em 2024.
Gustavo Costas foi um dos responsáveis pelo Racing vencer a Recopa Sul-Americana 2025 em cima do Botafogo, chegar às semifinais da Libertadores e alcançar a final do Torneio Clausura na Argentina, eliminando River Plate e Boca Junior no caminho.
Filipe Luis ganhou os mesmos títulos mencionados anteriormente com Arrascaeta (Supercopa do Brasil, Carioca, Brasileirão e Libertadores) e comandou o Flamengo na Copa Intercontinental e na Copa do Mundo de Clubes deste ano.
Gustavo Alfaro conseguiu levar o Paraguai à Copa do Mundo de seleções, depois de 16 anos de ausência. A equipe dele ficou em sexto lugar nas Eliminatórias da América do Sul.