CRB x ASA: árbitro da final foi alvo de críticas após Grêmio x Atlético

Publicado em 26/02/2026, às 19h18
Código19 / Folhapress
Código19 / Folhapress

Por TNH1

A Federação Alagoana de Futebol divulgou, na noite desta quinta-feira (26), a arbitragem para o primeiro duelo da final entre CRB e ASA. A partida será disputada neste sábado (28), às 16h, no Rei Pelé.

O responsável pelo apito será Raphael Claus (FIFA/SP). Ao lado de Wilton Pereira Sampaio, ele foi um dos dois árbitros brasileiros como principais na Copa do Mundo de 2022.

Claus terá como assistentes Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (MASTER/RO). O quarto árbitro será Denis Ribeiro Serafim (CBF/AL).

No VAR, o comando ficará com Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA/RN), auxiliado por Brígida Cirilo Ferreira (FIFA/AL).

A bola para CRB e ASA rola às 16h deste sábado (28), em Maceió. A TV Pajuçara transmite o jogo com exclusividade na TV aberta. O TNH1 e a Pajuçara FM também acompanham a decisão em tempo real e ao vivo.

Polêmica recente

Na Série A deste ano, Raphael Claus já apitou Vitória 1 x 2 Flamengo, no último dia 10, e Grêmio 2 x 1 Atlético, na quarta-feira (25).

Neste último confronto, a arbitragem gerou reclamações por parte do Atlético, especialmente do técnico interino Lucas Gonçalves.

A principal bronca foi em relação ao critério adotado por Claus. Aos 16' do primeiro tempo, o lateral Natanael foi expulso após entrada dura em Marlon (veja abaixo). Inicialmente, o árbitro aplicou amarelo, mas, após revisão no VAR, mudou para vermelho.

Minutos antes, porém, Natanael havia sofrido um pisão em disputa com Nardoni. Os jogadores atleticanos pediram a expulsão, mas o lance sequer foi revisado pelo árbitro de vídeo.

Lucas Gonçalves citou o episódio como exemplo de falta de critério.

Uma questão de interpretação, o VAR chamou, mas alguns minutos antes, o Natanael teve um lance também que sofreu um pisão e o VAR nem chamou. Chamasse para realmente interpretar se era lance de expulsão. Até porque, se naquele lance que o Natanael foi expulso, ele disse que teve força excessiva, usaria o mesmo critério também do lance anterior sobre Natanael.

Gostou? Compartilhe