CRB x CSA terá árbitro que voltou em janeiro após suspensão por polêmica na Série A

Publicado em 14/02/2026, às 15h31
Cesar Greco / Palmeiras
Cesar Greco / Palmeiras

Por TNH1

A FAF definiu a arbitragem para o clássico entre CRB e CSA, válido pelo jogo de ida da semifinal do Alagoano. A partida será disputada na quarta (18), às 20h, no Rei Pelé, em Maceió, e terá arbitragem Fifa a pedido dos dois clubes.

O árbitro principal será Ramon Abatti Abel (Fifa-SC), que voltou a apitar em janeiro após cumprir suspensão aplicada pelo STJD, em novembro do ano passado, por conta de uma arbitragem polêmica. Ele será auxiliado por Danilo Ricardo Simon (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua (Fifa-SP), com Marco Aurélio (Fifa-MG) no comando do VAR.

Abatti Abel foi alvo de duras críticas após atuação controversa no clássico entre Palmeiras e São Paulo, pela Série A, em outubro da temporada passada. Após o episódio, foi colocado na "geladeira" pela CBF, atuou na Série B e se envolveu em nova confusão antes de cumprir a suspensão.

Liberado no início deste ano, o árbitro já trabalhou em partidas da Série A: Vitória x Remo e Athletico-PR x Santos. O jogo de volta da semifinal, com mando do CSA, acontece no dia 21 de fevereiro, às 16h.

Resumo gerado por IA

A Federação Alagoana de Futebol divulgou a arbitragem para o clássico entre CRB e CSA, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Alagoano. As equipes se enfrentam na quarta-feira (18), às 20h (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

O árbitro principal da partida será Ramon Abatti Abel (Fifa-SC). Ele voltou a apitar em janeiro após cumprir 40 dias de suspensão aplicada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), em 19 de novembro do ano passado, por conta de uma arbitragem considerada controversa (entenda mais abaixo).

Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP) serão os assistentes, enquanto Rafael Carlos Salgueiro (CBF-AL) será o quarto árbitro. Marco Aurélio Augusto Fazekas (Fifa-MG) vai comandar o VAR, com auxílio de José Ricardo Laranjeira (CBF-AL) e George Alves Feitoza (CBF-AL).

A escolha por uma arbitragem Fifa partiu de um pedido dos dois rivais. O clássico também contará com a realização de exames antidoping.

João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados)

A partida de volta, com mando do CSA, está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 16h.

As polêmicas envolvendo Ramon Abatti Abel

O árbitro foi duramente criticado por uma atuação polêmica no clássico entre Palmeiras e São Paulo, em outubro da temporada passada, pela Série A, que terminou na vitória alviverde por 3 a 2, de virada.

As principais reclamações partiram do São Paulo, irritado por um pênalti não marcado de Allan em Tapia, quando o placar ainda era 2 a 0 para o Tricolor, além de uma possível expulsão de Andreas Pereira, lance que não foi revisado pelo VAR.

Marcos Ribolli / ge

Após o jogo, Abatti Abel foi colocado na "geladeira" pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e chegou a ser deslocado para partidas da Série B antes da suspensão.

Em um desses jogos, no dia 8 de novembro, ele voltou a se envolver em confusão ao distribuir diversos cartões e ser chamado de "ladrão" por torcedores. O catarinense precisou deixar o gramado escoltado pela polícia.

A suspensão terminou no início deste ano. Desde então, Abatti Abel já apitou duas partidas da Série A: Vitória 2 x 0 Remo, em 28 de janeiro, e Athletico-PR 2 x 1 Santos, em 12 de fevereiro.

Gostou? Compartilhe