Maceió

Criança sofre descarga elétrica após tocar em poste e está em estado grave

Thayla Paiva* | 24/01/22 - 11h30
Criança de 10 anos foi encaminhada ao HGE após sofrer descarga de energia ao tocar em poste | Carla Cleto / Secom Alagoas / Reprodução

Um menino de 10 anos de idade sofreu uma descarga elétrica ao tocar em um poste na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, nesse domingo (23). Ele chegou a ser reanimado por guardas municipais que passavam pelo local, mas precisou ser socorrido e encaminhado até o Hospital Geral do Estado (HGE). 

Segundo testemunhas, a vítima brincava na praça na companhia da tia e dos primos, quando ocorreu o incidente. O TNH1 entrou em contato com o HGE para saber o estado de saúde do menino, que através de um boletim informou que a criança está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, com o quadro de saúde considerado grave.

A reportagem entrou em contato com a Equatorial Alagoas, responsável pelo fornecimento de energia, para saber se uma equipe foi enviada para realizar os reparos no poste, mas foi informada de que se tratava de uma estrutura da iluminação pública.

Ao TNH1, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) afirmou que já foi ao local e identificou o problema. 

"A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública enviou técnicos ao local que constataram que houve escavação e remoção do piso intertravado, já que toda a iluminação pública é feita de maneira subterrânea justamente para garantir a segurança da população. Este tipo de ação ilegal acontece em locais em que há a realização de ligação clandestina.

Ainda segundo avaliações técnicas, os postes da região não estão com vazamento de corrente elétrica. Além do poste apontado por testemunhas no local, todos os postes da praça foram testados e não há nenhuma anormalidade. Com isso, a criança provavelmente pisou em um destes cabos -  que foram cavados e retirados de forma ilegal - e sofreu a descarga elétrica. Agentes da Guarda Municipal de Maceió prestaram o primeiro atendimento ao menino e o encaminharam ao Hospital Geral do Estado. A Superintendência está em contato com a família da criança para prestar o apoio necessário".

*Estagiária sob supervisão da editoria