As semifinais do Campeonato Alagoano vão definir o segundo representante do Estado na Copa do Nordeste 2019. As modificações no regulamento do Nordestão definiram os critérios de classificação para os próximos anos da competição. ...
As semifinais do Campeonato Alagoano vão definir o segundo representante do Estado na Copa do Nordeste 2019. As modificações no regulamento do Nordestão definiram os critérios de classificação para os próximos anos da competição. A partir de 2019 estarão classificados diretamente para o Regional os times que conquistarem o estadual em 2018, além dos clubes que estiveram melhor posicionado no ranking nacional de clubes 2018 da CBF, divulgado em dezembro.
LEIA TAMBÉM
Como o PFC publicou em dezembro passado, o CRB é o único alagoano confirmado na Copa do Nordeste do próximo ano. O Galo está garantido ao menos na fase preliminar da competição. O CSA só vai para o Nordestão 2019 se passar pelo ASA e for campeão alagoano diante do vencedor de CRB x Coruripe, que disputam a outra semifinal.
Isso acontece porque CRB e ASA estão à frente do Azulão no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol, divulgado em dezembro de 2017. Segundo o novo regulamento, a Federação Alagoana de Futebol tem uma vaga garantida na fase de grupos, que é para o campeão estadual, e uma vaga na fase preliminar, que é para o time de Alagoas que tiver a melhor posição no ranking de clubes da CBF.
Melhor ranqueado, o CRB tem 3.991 pontos e é o 36º na lista da CBF. O ASA é o segundo melhor clube alagoano no ranking e ocupa a 47ª colocação, com 2.802 pontos. O CSA está na 59ª posição, com 1.521 pontos.
Cenários
Caso o CSA quebre o jejum de 10 anos e conquiste o Campeonato Alagoano, o time marujo estará classificado para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Assim, o CRB entra na preliminar e vai precisar vencer um mata-mata para entrar na fase de grupos. A situação do Coruripe é igual a do CSA. O Hulk só vai para o Nordestão se for campeão.
Se o Regatas conquistar o tetracampeonato, quem se classifica para a fase preliminar é o ASA, independente de passar ou não pelo CSA na semifinal. O cenário entre ASA e CRB se inverte caso o Alvinegro seja campeão alagoano.

(Foto: Reprodução / CBF)
LEIA MAIS
+Lidas