por Pedro Acioli*
Publicado em 10/07/2025, às 10h43
O Centro Sportivo Alagoano alcançou a fase semifinal da Copa do Nordeste ao bater o Ferroviário-CE por 2 a 1, nessa quarta-feira (09), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A vitória fez o Azulão ficar entre os quatro semifinalistas da competição regional pela terceira vez na história.
LEIA TAMBÉM
Relembre as campanhas
O Marujo já chegou às semis em outras duas oportunidades, em 1999 e 2010. Nas duas ocasiões, o CSA foi eliminado para dois baianos e não conseguiu uma vaga na grande decisão, para realizar o sonho do título inédito.
Na primeira vez como semifinalista do Nordestão, no mesmo ano em que foi vice-campeão da Copa Conmebol e tetracampeão alagoano, o Azulão desclassificou o ABC nas quartas de final na disputa por pênaltis. No entanto, o CSA parou no Bahia na fase seguinte, após empatar em 1 a 1 no Rei Pelé e perder por 3 a 1 na Fonte Nova.
Última semifinal
Em 2010, o regulamento da competição era diferente. Todos 15 clubes participantes se enfrentaram na primeira fase, e os quatro melhores avançaram para o mata-mata.
O CSA ficou em terceiro lugar na classificação geral e enfrentou o Vitória, o segundo colocado, na semifinal. O duelo foi disputado em jogo único com o time de melhor campanha como mandante. O Azulão levou a pior e pediu por 2 a 1 no Barradão.
Confiança no caminho para a final
Agora, o CSA terá pela frente o Confiança como adversário, em partida que será disputada em jogo único e novamente no Trapichão. O time sergipano eliminou o Vitória no Barradão na última terça (08).
A CBF ainda não divulgou o dia e o horário da semifinal. Apenas o local está confirmado, que será no Estádio Rei Pelé.
Do outro lado da chave, Bahia e Ceará irão fazer o duelo também em jogo único para descobrir o outro finalista. O confronto será em Salvador.
*Estagiário sob supervisão
+Lidas