por Pedro Acioli*
Publicado em 19/09/2025, às 09h54
Os presidentes das federações de futebol dos estados nordestinos se reuniram com representantes da CBF para discutir um novo formato para a Copa do Nordeste a partir de 2026. O objetivo do debate é diminuir o número de datas para os jogos da competição.
LEIA TAMBÉM
Com a nova fórmula, ainda não aprovada, a chamada “pré-Copa do Nordeste” deixa de existir e os clubes classificados passam a entrar diretamente na fase de grupos. Com isso, ao invés de 16 clubes na primeira fase, 20 equipes ficam divididas em quatro grupos de cinco participantes.
No entanto, as equipes do mesmo grupo não duelam entre si. A ideia foi de duas disputas paralelas de um grupo contra outro, e ao final de cinco jogos de apenas ida, apenas os dois primeiros avançam de fase.
Já os jogos eliminatórios deixam de ser definidos em jogos únicos e passam a ter confrontos de ida e volta. No total, o torneio fica com até 11 datas.
CSA de fora?
Com a mudança no torneio, os estados passam a ter apenas dois representantes, com exceção de Bahia e Ceará, que têm um representante a mais por serem melhores classificados no ranking.
Já a classificação para o torneio continua através do aproveitamento no campeonato estadual. Com isso, CRB e ASA podem ser os representantes de Alagoas na competição em 2026. Porém, a CBF pode mudar e passar a classificar as equipes via ranking, e o CSA pode entrar no lugar do Fantasma.
*Estagiário sob supervisão
+Lidas