CSA x CRB: prováveis escalações e como chegam para o clássico com transmissão na TV Pajuçara, Pajuçara FM e TNH1

Publicado em 24/01/2026, às 06h30
João Marcelo Cruz / TNH1 (DireitosReservados)
João Marcelo Cruz / TNH1 (DireitosReservados)

Por Gabriel Amorim e Pedro Acioli

CSA e CRB voltam a se enfrentar neste sábado (24), às 16h, no Estádio Rei Pelé, pelo 1º Clássico das Multidões de 2026. O duelo, com mando azulino, terá transmissão da TV Pajuçara/RECORD, Rádio Pajuçara FM e cobertura em tempo real pelo TNH1.

O CSA chega embalado no Campeonato Alagoano após uma profunda reformulação no elenco. Vice-líder da competição, com dez pontos, o Azulão ainda não sofreu gols no estadual e aposta na solidez defensiva e no retorno de peças importantes, como Ciel e Ronaldo Mendes, para buscar a vitória no clássico.

Do outro lado, o CRB vive ótimo momento e lidera o campeonato com 100% de aproveitamento. Atual tetracampeão estadual, o Galo busca um feito inédito com o pentacampeonato consecutivo e confia no bom desempenho coletivo para manter a liderança.

A matéria reúne ainda entrevistas exclusivas com Ronaldo Mendes e Matheus Albino, prováveis escalações, retrospecto do clássico, além de informações sobre o esquema de segurança, acesso ao estádio e arbitragem para o duelo no Rei Pelé.

Resumo gerado por IA

O futebol alagoano volta a parar para mais um capítulo de sua maior rivalidade. Neste sábado (24), CSA e CRB se enfrentam pelo 1º Clássico das Multidões de 2026, escrevendo mais uma página de uma história centenária marcada por confrontos decisivos, provocações e arquibancadas divididas entre azul e vermelho.

A bola rola às 16h, no Estádio Rei Pelé, com mando azulino. A partida terá transmissão com imagens pela TV Pajuçara/RECORD, além de cobertura em tempo real pelo TNH1 e pela Rádio Pajuçara FM.

Diante da importância do confronto, a reportagem preparou um apanhado completo com todos os detalhes do clássico: o momento das equipes, as prováveis escalações, a expectativa dos jogadores, o retrospecto recente e geral, a origem da rivalidade e o esquema de segurança.

João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados

Como chega o CSA?

Após o rebaixamento para a última divisão do Campeonato Brasileiro em 2025, o CSA passou por uma reformulação profunda e praticamente refez todo o elenco. A única permanência entre os titulares foi Ciel, que chegou na reta final da Série C e segue como peça de confiança em 2026.

O CSA é vice-líder do Campeonato Alagoano, com dez pontos em quatro jogos, apenas dois atrás do líder CRB. A única partida sem vitória foi o clássico contra o ASA, em Arapiraca, que terminou empatado em 0 a 0.

Allan Max / CSA

Nos demais confrontos, o time venceu o Coruripe por 3 a 0, o Penedense por 2 a 0 e o Murici por 1 a 0.

Vale destacar a solidez do sistema defensivo, um dos pontos fortes da equipe, que ainda não sofreu gols no campeonato.

Como chega o CRB?

O CRB conquistou, em 2025, o tetracampeonato alagoano, algo que não acontecia desde 1979, e agora mira um feito inédito na história do clube: o pentacampeonato estadual consecutivo.

Na atual temporada, é o líder isolado da competição, com 12 pontos conquistados e 100% de aproveitamento.

A equipe venceu o CSE por 1 a 0 na estreia, superou o Murici por 3 a 2, bateu o Penedense por 1 a 0 e, na rodada mais recente, voltou a ganhar pelo placar mínimo ao derrotar o Cruzeiro-AL por 1 a 0.

João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados

Ainda sem cair nas graças da torcida, o atacante Mikael já marcou dois gols na temporada. O jogador ainda não aparenta estar na melhor forma física, mas a tendência é que seja titular na partida deste sábado.

O que disseram os jogadores Matheus Albino e Ronaldo Mendes 

Mesmo com a preparação feita a sete chaves, o TNH1 conversou com exclusividade com dois personagens centrais do clássico. Pelo CSA, o meia Ronaldo Mendes, de 33 anos, destacou que, apesar da diferença de investimento entre os clubes, clássico não tem favorito.

Do lado do CRB, o goleiro Matheus Albino apostou no bom momento da equipe para fazer a diferença no duelo e buscar a vitória no Rei Pelé.

➡️ Confira as entrevistas exclusivas de Ronaldo Mendes e Matheus Albino clicando aqui.

Arte: Delanie Leandra / TNH1

Prováveis equipes

Itamar Schülle deve ter à disposição a base que venceu as duas primeiras partidas no estadual. Poupado nos últimos confrontos, o meia Ronaldo Mendes confirmou à reportagem que está 100% e à disposição da comissão técnica. Quem também retorna são Dudu Figueiredo e o atacante Ciel, preservados na vitória contra o Murici, na quarta-feira (21).

CSA: Wellerson; Rian Santana, Rayan, Marlon (Lucão) e Kaike; Igor Guilherme, Kayllan e Ronaldo Mendes; Dudu Figueiredo, Matheus Souza e Ciel.

Allan Max / CSA

A única baixa do CRB deve ser Wallace, que deixou o campo contra o Cruzeiro-AL ainda no primeiro tempo. Fábio Alemão, preservado no segundo tempo, deve voltar ao time, assim como Henri.

CRB: Matheus Albino; Hereda (Weverton), Henri, Fábio Alemão e Léo Campos; Crystopher, Pedro Castro e Danielzinho; Thiaguinho, Dadá Belmonte e Mikael.

João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados)

Retrospecto recente

No primeiro e único confronto entre as equipes no ano passado, com mando de campo regatiano, o Marujo levou a melhor e venceu por 3 a 2. Guilherme Cachoeira e Tiago Marques, duas vezes, marcaram para o Azulão, enquanto Rafinha e Miranda fizeram os gols do Alvirrubro.

Na ocasião, o CSA quebrou um jejum e voltou a vencer o maior rival após não ganhar desde 2022.

João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados)

Apesar do resultado do ano passado, o retrospecto dos últimos dez jogos entre as duas equipes demonstra equilíbrio: três vitórias do Galo, três do Azulão e quatro empates. Além disso, são 11 gols marcados pelo lado vermelho e nove pelo lado azul. Confira os últimos resultados entre os times:

  • CRB 2 x 3 CSA - Primeira fase do Alagoano 2025
  • CSA 1 x 3 CRB - Primeira fase do Alagoano 2024
  •  CSA 0 X 0 CRB - Fase de grupos da Copa do Nordeste 2023
  • CRB 3 x 1 CSA - Primeira fase do Alagoano 2023
  • CSA 1 x 1 CRB - Segundo turno Série B 2022
  • CRB 0 x 0 CSA - Primeiro turno Série B 2022
  • CSA 0 (2) x (4) 1 CRB - Jogo de volta semifinal Alagoano 2022
  • CRB 0 x 1 CSA - Jogo de ida semifinal Alagoano 2022
  • CRB 1 x 1 CSA - Fase de grupos de Copa do Nordeste 2022
  • CSA 1 x 0 CRB - Primeira fase do Alagoano 2022

Retrospecto geral 

Este será o 527º jogo entre CRB e CSA. Os regatianos levaram a melhor em 189 oportunidades, contra 159 vitórias do Marujo. Também foram registrados 178 empates.

A origem da rivalidade

A rivalidade teve início no ano de 1919, quando o Marujo fez um convite ao Regatas para a disputa de um amistoso. Após aceitar o desafio, o Galo pediu a inclusão de jogadores de outros times na equipe, mas teve a solicitação recusada pelo Azulão. Assim, nasceu o desentendimento histórico entre as duas equipes.

Desde então, as trocas de farpas entre dirigentes dos rivais tomaram conta das manchetes da época. Segundo o historiador Lauthenay Perdigão, Ismael Accioly (ex-mandatário do CRB) teria ficado ofendido com uma suposta declaração do então presidente do CSA, Oséias Cardoso, feita durante uma entrevista a um jornal local, e foi tirar satisfação.

Os presidentes se encontraram em plena Rua do Comércio, no Centro de Maceió. Mas, antes mesmo de qualquer conversa, o dirigente do Marujo sacou uma arma e atirou contra o comandante do rival. O disparo atingiu a coxa de Ismael.

Ainda segundo Lauthenay, Ismael chegou a ficar hospitalizado, mas conseguiu se recuperar.

A guerra entre os dois, no entanto, se estendeu. De acordo com o História de Alagoas, enquanto o mandatário do CRB ainda estava internado, a diretoria regatiana prometeu que, caso Ismael não resistisse, “nenhum membro da diretoria azulina ficaria vivo para contar a história”.

Foram precisos bons anos para que os dois desportistas se reencontrassem e reatassem a amizade. Do outro lado, a rivalidade entre CRB e CSA permanece até os dias atuais.

Esquema de segurança

Para o jogo, cerca de 300 policiais militares e 20 viaturas estarão mobilizados, divididos entre a parte interna e o entorno do estádio, além dos deslocamentos das delegações e das torcidas organizadas. Outros 150 militares atuarão na Região Metropolitana.

A partir das 12h30, algumas vias no entorno do estádio serão interditadas. Além da Rua Siqueira Campos, também serão bloqueadas a Rua Conselheiro José Francisco Vieira (lateral) e a Rua Coronel Vieira (atrás do estádio).

A Polícia Militar orienta que não será permitida a entrada dos seguintes itens:

  • garrafas pessoais;
  • capacetes;
  • guarda-chuva;
  • isqueiros.

Torcidas organizadas para o clássico deste sábado (24)

A entrada das torcidas organizadas dos dois clubes, incluindo os materiais previamente solicitados para as festas, está liberada.

A partir deste jogo, as organizadas do CSA deverão acessar o estádio exclusivamente pela Rampa 2. Após a entrada, poderão se dirigir a qualquer setor permitido do estádio.

A concentração das organizadas do CSA ocorrerá a partir das 13h, na Praça da Faculdade, com saída para o Rei Pelé às 14h30.

Já as organizadas do CRB se concentrarão na Praça Marcílio Dias, com saída a partir das 13h.

Entrada e saída do Rei Pelé

Torcedores do CSA:

  • rampa 1: exclusiva para torcedores que não fazem parte de organizadas;
  • rampa 2: exclusiva para torcidas organizadas;
  • entrada da Arquibancada Baixa.
Rampa 1 do Rei Pelé | Reprodução / CSA

Torcedores do CRB:

  • rampa 3

Cadeira:

  • acesso pelo estacionamento.

Ao fim da partida, os torcedores do CSA serão liberados imediatamente. Já os torcedores do CRB deverão aguardar cerca de 30 minutos para a saída.

Outras informações:

  • a bilheteria do estádio estará aberta a partir das 13h;
  • a biometria facial não será obrigatória.

Arbitragem

  • Árbitro: Wiomar Santana de Oliveira (CBF)
  • Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares (CBF) e Maxwell Rocha Silva (CBF)
  • 4º árbitro: Felype Wanderley Urubá (CBF)
  • Analista: George Alves Feitoza (CBF)

Gostou? Compartilhe