
Acarajé, omida de Iansã – orixá dos bons fluidos e energias positivas
Quem já comeu acarajé, comida típica baiana, não imagina que a iguaria é também a comida de Iansã – orixá dos bons fluidos e energias positivas –. Em Alagoas temos exemplos da cozinha afro brasileira, como o Akuaba e o Acarajé da Elizia, em Maceió, e as receitas de Maria Neide Martins – Mãe Neide Oyá D’Oxum, conhecida carinhosamente por Mãe Neide, em União dos Palmares. E Mãe Neide será uma das estrelas do evento Paladares do Brasil, que este ano trará como tema a Culinária Quilombola. O evento é promovido pelos estudantes do 2º período do curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau.
LEIA TAMBÉM

Mãe Neide, no dia 25, vai dar aula sobre Pirão de Parida
Mãe Neide é cozinheira de mão cheia. Eu ainda não conheci seu restaurante em União dos Palmares, o Baobá, Raízes e Tradições, por falta de tempo, mas já tive o prazer de comer os quitutes preparados por ela e sua equipe. Entre eles, a feijoada de Preto Velho, uma tradição da religião de matiz africana, servida no dia 13 de maio nos terreiros. Nesta data é celebrado o Dia do Preto Velho, uma homenagem aos espíritos ancestrais que, em sua maioria, foram escravos idosos numa dura jornada dentro dos cativeiros dos senhores de engenho, mas que superaram e transcenderam apesar de toda a tortura. Detalhe: neste dia, se come a feijoada com as mãos, como os escravos faziam.

Chef Serginho Jucá e aula show com vatapá de jerimum
Já do lado da gastronomia contemporânea, o chef Serginho Jucá buscou nos ingredientes da cozinha afro a sua inspiração para a aula show sobre vatapá de jerimum, peixe com mingaupitinga e bolo de macaxeira com calda de nego bom. Promete ser bom. Dia 25 às 11horas.

Mingaupitinga (feito da massapuba) e filé de peixe do chef Serginho
No dia 24, eu também vou dar o ar da graça para divulgar e vender o segundo Guia da Gastronomia Popular Alagoana, da Editora Graciliano Ramos.
Veja a programação e o site:
https://paladaresquilombola.wix.com/paladaresdobrasil
24 – 25 de Maio – R. Prof. Sandoval Arroxelas, 239 – Ponta Verde,
Entrada: 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar)
Dia 24/05
17h – Abertura do evento/ 18h – Apresentação cultural do Grupo Afro/ 19h – Finalização do primeiro dia com Mãe Neide e Vânia Araujo.

Gil Reis participa da oficina dia 25
Dia 25/05
Oficinas:
9h às 10h30 – Gil Reis – (Rolinho de inhame)
9h às 10h30 – Aaron Ben Saffer – (Food Fusion)
11h às 13h – Gustavo Gaetta – (Favada)
11h às 12h30 – Sérgio Jucá – (Quilombo Contemporâneo)
13h às 14h30 – Lucas Padilha – (Doces Quilombolas)
14h às 15h – Marco Peixoto

Chef Antonio Mendes
15h às 16h30 – Antonio Mendes – (Galinha de angola com paçoca quilombola)

Chef Thiago uma nova leitura da gastronomia quilombola
16h30 às 18h – Tiago Falcão – Aula show de cozido de carne, acompanhado com farofa de biscoito de banana, salada de amendoim, feijão verde e charque.
18h às 19h – Mãe Neide – (Pirão de Parida)
Palestras: 9h – Claudia Puentes – “Alimentação de origem africana: das origens a contemporaneidade”
10h – Aline Martins (nutricionista) – (Segurança Alimentar)
15h – Genivaldo “Baiano da Acarajé” (Empreendedorismo)
LEIA MAIS
+Lidas