por Eberth Lins
Publicado em 23/08/2025, às 13h08
O curta-metragem O Mapa em que Estão os Meus Pés, dirigido pelo alagoano Luciano Pedro Jr., foi eleito o melhor curta brasileiro pelo Júri da Crítica no 53º Festival de Cinema de Gramado. A premiação, uma das mais prestigiadas do país, reconheceu a sensibilidade da produção, que mistura memória, ancestralidade e pertencimento a partir de uma narrativa pessoal.
LEIA TAMBÉM
Rodado em película Super-8, o filme recria a história do bisavô do diretor, Sebastião, um pescador e agricultor de Porto de Pedras, que desapareceu por seis dias aos 84 anos e foi encontrado no lugar onde dizia querer voltar. A trama, marcada por uma atmosfera íntima e poética, foi bem recebida pela crítica durante a estreia na serra gaúcha.

Em seu discurso de agradecimento, Luciano Pedro Jr. destacou a importância de resgatar as memórias familiares através do cinema. “Eu acho muito importante que a gente crie e reconstrua a memória das nossas famílias, pra gente entender de onde veio e pra onde a gente tá caminhando”, afirmou, emocionado, após dedicar o prêmio aos Orixás.
A produção é assinada pela La Ursa Cinematográfica em coprodução com a Fumaça Azul Neon. O curta foi viabilizado por meio do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas – Pedro da Rocha, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), com recursos complementares da Lei Paulo Gustavo. As filmagens ocorreram nas cidades de Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Maceió, no litoral alagoano.
O elenco conta com o ator Igor de Araújo no papel de Sebastião. A equipe técnica reúne nomes como Rafhael Barbosa (direção de produção), Renata Czarny (produção), Gabriela Araújo (direção de arte), Leo Bulhões (captação de som), Matheus Farias (edição) e Octávio Lemos (correção de cor). O próprio diretor também assina a direção de fotografia.

Aos 27 anos, Luciano Pedro Jr. é ator e roteirista formado em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuante no audiovisual há seis anos, já colaborou com cineastas como Cacá Diegues, Marcelo Lordello e Renata Pinheiro. Após a estreia com O Mapa em que Estão os Meus Pés, ele prepara a distribuição de seu segundo curta, Brincadeira de Criança, e está desenvolvendo Meu Lado Esquerdo, uma animação sobre o processo de recuperação de uma mulher após um AVC.
LEIA MAIS
+Lidas