Defesa Civil e Limpeza Urbana alinham ações preventivas para o período chuvoso

Publicado em 10/02/2026, às 12h31
Imagem Defesa Civil e Limpeza Urbana alinham ações preventivas para o período chuvoso

Por Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió se reuniu com a Alurb para discutir ações preventivas do plano Previne Maceió, visando minimizar os impactos das chuvas na cidade.

Uma das principais iniciativas é a capacitação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil para promover o descarte adequado de lixo, que contribui para o entupimento de galerias e canais.

Após a capacitação, será elaborado um cronograma de ações nas comunidades, além de alinhamentos com outras secretarias para fortalecer a proteção da população durante o período chuvoso.

Resumo gerado por IA

A Defesa Civil de Maceió reuniu-se na manhã desta terça-feira (10) com o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, para tratar das ações preventivas, que são parte do Previne Maceió, o plano de enfrentamento ao período chuvoso.

A novidade entre as ações é uma capacitação para os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) sobre o descarte regular de lixo, para evitar que haja entupimento de galerias de águas pluviais e canais, um dos maiores problemas relacionados às chuvas na capital.

“Mesmo com todas ações de desobstrução de galerias e canais que a Prefeitura de Maceió já realiza, o acúmulo de lixo por descarte irregular ainda é um grande problema e precisamos trazer mais consciência para a população, para enfrentarmos o período chuvoso com os menores danos possíveis”, destaca Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

Após a capacitação, os órgãos estabelecerão um cronograma de ações nas comunidades, com o auxílio dos Nudec’s que já estarão capacitados para atuarem como agentes multiplicadores.

Além da capacitação, o órgão alinhou as demais ações que são realizadas com a Alurb, como poda e supressão de árvores e limpeza de canais.

“Outros alinhamentos ocorrerão com as demais secretarias e órgãos que fazem parte do sistema de defesa civil. É um alinhamento extremamente útil e necessário para proteger a população e salvar vidas”, conclui o coordenador-geral.

Gostou? Compartilhe