Maceió

Defesa Civil identifica rachaduras próximas à mina que está sob risco de colapso

João Arthur Sampaio com TV Pajuçara | 29/11/23 - 19h40
Vasni Soares / TV Pajuçara

A Defesa Civil de Maceió identificou rachaduras em uma área próxima à mina 18, que está sob risco de colapso, no bairro do Mutange. A informação foi repassada pelo coordenador Abelardo Nobre, em entrevista ao Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, no começo da noite desta quarta-feira, 29.

“Esse fenômeno é um indício de que o teto da cavidade está em um processo de não ter mais resistência. Fizemos o sobrevoo do local, para tentar identificar possíveis locais afetados. Com essas informações, nas próximas horas ou dias essa mina deve entrar em colapsar”, detalhou Abelardo.

O coordenador explica que, com o colapso, uma certa quantidade de água da Lagoa Mundaú pode entrar em contato com o fluido dessa cavidade, o que pode gerar um grande impacto ambiental. Segundo ele, ainda não é possível dimensionar o raio de alcance, mas o órgão já trabalha com ações preventivas.

Pinheiro fora de risco

Na entrevista, Abelardo ainda afirmou que a área do Pinheiro está fora de risco. O TNH1 apurou que alguns moradores desta região foram até a sede da Defesa Civil Municipal para buscar explicações. 

“A gente tem que separar esses dois fenômenos. Um é o colapso e o outro é o tremor. O sismo é um indicativo de que a mina está se movimentando, está ocorrendo a acomodação de camadas. Toda tensão de energia é dissipada em forma de onda, que é sentida na superfície. É um sintoma. O colapso pode não causar tremor e ser apenas local”, pontuou.

Abelardo pontuou que as áreas que podem ser afetadas são apenas as que estão nos pontos de criticidade 00 e 01. As que estão fora deste território não correm risco. “A demarcação foi feita em 2020. A Defesa Civil está acompanhando a situação de forma ininterrupta e estamos aguardando os profissionais do órgão nacional, que vêm nos auxiliar”.

Confira a versão atualizada do mapa de risco abaixo: