Publicado em 28/10/2025, às 10h06
Um ciclista de 18 anos foi atropelado em Maceió enquanto se dirigia a uma entrevista de emprego, resultando em seu estado de saúde grave e internação na UTI.
O motorista, que não se identificou, alegou que o ciclista atravessou a avenida de forma inesperada e que ele estava em velocidade compatível com a via, enquanto a defesa apresentou evidências de que ele contatou o Samu após o acidente.
Após o incidente, o motorista foi orientado a deixar o local por agentes de trânsito e se apresentou voluntariamente à delegacia, enquanto a mãe do ciclista registrou um boletim de ocorrência contra ele.
A defesa do motorista que atropelou o ciclista Ryan Henrique Costa de Castro, de 18 anos, se pronunciou após o atropelamento, que ocorreu na última sexta-feira, 24, na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço, parte baixa de Maceió. O motorista, um jovem de 20 anos, não quis se identificar.
LEIA TAMBÉM
Em contato com a reportagem do TNH1, o advogado dele, Marcelo Medeiros, explicou com detalhes a versão do cliente. Segundo ele, o motorista seguia normalmente, vindo do Centro, onde teria saído de uma aula de espanhol, quando foi surpreendido pelo ciclista, ao pegar a faixa azul para dobrar à direita e entrar na Rua Dr. José Milton Correia.
“Ele estava indo para casa da avó, que fica perto do local do acidente, e foi surpreendido com o ciclista atravessando a avenida. Tudo aconteceu muito rápido. Ele estava em uma velocidade compatível com a via, que, por causa do fluxo de veículos, não torna possível o excesso. A conduta dele foi entrar em contato com o Samu, aguardar o atendimento e ir embora depois que a vítima foi levada”, contou o advogado.
O carro envolvido no acidente, um Fiat Argo de cor branca, assim como foi divulgado pelo TNH1 ontem, 27, não pertence ao condutor, mas sim a uma mulher de 67 anos, que é avó dele. A defesa do motorista apresentou as capturas de tela das ligações feitas ao Samu.
Um telefonema tinha duração de um minuto, às 11h37, momentos após o atropelamento. E outro com cerca de três minutos, às 15h09, na qual o advogado alega que foi quando ele teria ligado para saber informações sobre o estado de saúde do Ryan, que, naquela hora, estava na Ala Vermelha do HGE (Hospital Geral do Estado), aguardando um leito de UTI.
Além disso, o jovem também gravou um vídeo do atendimento dos socorristas à vítima, que a reportagem teve acesso. Nas imagens é possível ver o ciclista sendo colocado na maca, depois ele mostra a tela do relógio, que marcava 12h08 de sexta-feira, 24. Na sequência aparecem a viatura do Samu e o veículo dele. Veja abaixo:
A defesa também informou que, logo após o acidente, o motorista do carro teria sido orientado por agentes do DMTT (Departamento Municipal de Transportes e Trânsito) a ir embora do local, por conta de possíveis represálias que poderia sofrer, caso a família de Ryan o encontrasse. O jovem se apresentou voluntariamente à Delegacia de Trânsito, onde registrou um boletim de ocorrência às 12h38.
Reação no momento do acidente
De acordo com o relato de testemunhas à família, o motorista não teria demonstrado preocupação com o estado de saúde da vítima. A mãe do ciclista contou ao TNH1 que o condutor “teria ficado estressado, perguntando quem é que ia pagar o prejuízo do carro dele”.
À reportagem, o advogado Marcelo Medeiros disse que não estava ciente desta situação. “Quando entrou em contato com o nosso escritório, ele apenas demonstrou preocupação com o outro jovem. Não falou sobre dano material. Inclusive, ele está bastante nervoso e sem dormir direito. Meu cliente não é um irresponsável que estava bêbado ou em alta velocidade, muito pelo contrário. Em nenhum momento ele se furtou da responsabilidade”.
De acordo com o último boletim médico do HGE, atualizado às 9h40 dessa segunda-feira, 27, o quadro de saúde de Ryan permanece grave e ele segue internado na UTI. No sábado, 28, a mãe do ciclista, Tatiane Nunes, registrou um boletim de ocorrência contra o motorista.
O caso
Um jovem ciclista de 18 anos foi atropelado enquanto estava a caminho de uma entrevista de emprego. O caso aconteceu no final da manhã de sexta, na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço, parte baixa de Maceió.
Imagens de um circuito de segurança captaram apenas o resultado do impacto. No vídeo, é possível vê-lo sendo arremessado da bicicleta e se chocando com um poste, após o atropelamento. O veículo dele também foi arremessado, indo parar poucos metros à frente de onde ele caiu.
Confira a seguir:
LEIA MAIS
+Lidas