Os irmãos Leal, da Caatinga Rocks (@caatingarocks), se arriscaram — e me convidaram para ser chef das 12h às 17h, no dia 20 de dezembro, durante o Dia de Mercado, no quiosque da cerveja alagoana, no Mercado das Artes 31. Claro que aceitei o desafio. Serão três petiscos temperados com história, memória e afeto: Sanduíche de carne de panela do Duda, Siri na manteiga com queijo coalho no beiju da Cil Nogueira, Camarão de dona Nia com mingaupitinga (massapuba com leite de coco).
LEIA TAMBÉM

Gostou? Vem comigo, porque a experiência vai além do prato: tem ostras da Ostrês, café da Marina Coffee, chope da Caatinga Rocks, música boa com DJ Cilo Roberto, a Nord (marca de óculos de madeira) e, claro, um monte de lojinhas de artesanato pra garantir o presente de Natal.
Vamos ao cardápio:

Sanduíche de carne de panela do Duda
O restaurante do Duda foi um marco da gastronomia de boteco em Maceió — primeiro no Centro, depois na Jatiúca. De lá, virei fã do bife de panela preparado pela bem-amada do Duda, Marinaura, e tive a honra de ter a receita publicada no meu livro Receitas de Alagoas – comidas de boteco, de chef, de tradição e de rua.
Para uma carne de panela perfeita, Marinaura ensinou: muitos legumes e carne de patinho. E assim sigo a mestra. A carne desfiada será servida no pão francês da Via Pão, com maionese da casa, tomate, cebola, pimentão e queijo muçarela.

Camarão de dona Nia no mingaupitinga
Dona Nia é minha mãe. O camarão dela sempre foi simples e cheio de sabor: tomate, cebola, pimentão, coentro e pimenta, tudo refogado na manteiga. Para escoltar essa tradição, o mingaupitinga que ela sempre fazia para acompanhar pescados — na receita, massapuba e leite de coco, até alcançar a textura de mingau.
O camarão que dá o tom do prato é da Alcan, produção da cidade de Coité do Noia, que vem conquistando os restaurantes alagoanos.

Siri na manteiga + queijo coalho + beiju da Cil Nogueira
O beijuzinho artesanal da Cil Nogueira, polvilhado com queijo parmesão, vira uma caminha crocante para receber o siri na manteiga, cubos de queijo coalho e raspas de limão. Um encontro perfeito de textura e sabor.

Todo o cardápio, recheado de histórias, casa perfeitamente com os chopes Pura Vida e Cali, da Caatinga Rocks. No menu, também os cafés da Marina Coffee.

As ostras ganham espaço especial: servidas in natura ou gratinadas, com acompanhamentos que incluem limão, azeite, pimenta-do-reino, vinagrete e o exclusivo molho Ostrês, valorizando toda a versatilidade do ingrediente.

Espero vocês. E fiquem ligados: quem quiser pode esticar a noite no Mercado das Artes 31, com samba de Igbonan Rocha e convidados especiais — João Lyra, Nany Moreno e Mestre Gama.
Bora pro Mercado das Artes 31. Av. Cícero Toledo 31, Jaraguá. Maceió

LEIA MAIS
+Lidas