Comportamento

Desafio do TikTok para ganhar massa muscular pode causar asfixia

Metrópoles | 08/10/21 - 16h14 - Atualizado em 08/10/21 - 16h16
Reprodução / TikTok / @chasexlexie

De tempos em tempos um novo tipo de desafio se populariza no TikTok, são os famosos challenges, em inglês. Recentemente, milhares de pessoas de todo o mundo gravaram vídeos consumindo suplementos proteicos em pó a seco, em vez de misturar com água ou outro líquido, como é recomendado pelos fabricantes.

O objetivo, segundo os usurários da rede social, é fazer com que o pré-treino atinja a corrente sanguínea mais rápido, otimizando seus resultados. Os médicos alertam, no entanto, que a prática pode provocar asfixia, pneumonia, distúrbios cardíacos e outras complicações causadas pelo consumo excessivo de substâncias presentes nos suplementos.

O pesquisador Nelson Chow, estudante da Universidade de Princeton e estagiário de pesquisa no Cohen Children’s Medical Center, em Nova York, realizou um estudo sobre esse tipo de conteúdo e fez um alerta sobre o impacto deles à saúde dos usuários, especialmente os menores de 18 anos que têm acesso aos vídeos.

“Pode ser difícil para os médicos identificar novas tendências que podem representar riscos à saúde entre os jovens”, disse Chow ao jornal Daily Mail. Ele analisou cem vídeos do TikTok inscritos com a #preworkout (pré-treino, em inglês). Desses, 31 mostravam o consumo do pré-treino a seco e acumulavam mais de 8,2 milhões de curtidas.

No estudo, Chow levou em consideração o número de curtidas, a combinação do pó com outras substâncias, o número de porções e o método de ingestão usado. Algumas pessoas ingeriram bebidas energéticas ou alcoólicas logo após consumir o suplemento. “Às vezes, investigar plataformas não ortodoxas como o TikTok pode render resultados valiosos”, contou o autor do estudo. Os resultados da pesquisa serão apresentadas neste fim de semana durante a Conferência e Exposição Nacional da Academia Americana de Pediatria 2021