Aposto que você já se emocionou com os filmes de Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Ou dançou ao som das músicas de Emival Eterno da Costa. Não conhece essas pessoas? Mas com certeza já ouviu falar de Fernanda Montenegro e Leonardo. Muitos artistas trocam o nome de nascimento por um nome artístico para se apresentarem. Pode vir de um apelido de infância, de uma homenagem, por ser mais sonoro ou fácil de falar. Embora alguns soem "naturais", são totalmente diferentes dos nomes com os quais eles foram registrados.
LEIA TAMBÉM
Vale destacar que, para usar o nome artístico, não é preciso fazer uma troca no cartório. Ele é apenas um pseudônimo utilizado para o público. Selecionamos 10 artistas que você provavelmente não sabia que usam nomes artísticos e explicamos o nome de batismo. Confira!
1. Fernanda Montenegro
Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro foi registrada como Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Ela adotou seu novo nome no início da carreira. Segundo informações divulgadas pelo Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, o pseudônimo foi escolhido porque a atriz "queria ser escritora com nome grandioso, coisa assim ‘à la século dezenove'"
2. Leonardo
O cantor Leonardo, na verdade, recebeu o nome Emival Eterno da Costa no nascimento. Ele fez dupla com seu irmão, Leandro, cujo verdadeiro nome era Luís José da Costa. Em uma entrevista no programa de Jô Soares, ele explicou que, quando era mais novo, trabalhava limpando o chão de uma farmácia em Goiânia e a inspiração veio dos filhos gêmeos do motorista do seu chefe.
3. Gusttavo Lima
Gusttavo Lima, na verdade, foi registrado como Nivaldo Batista Lima. A mudança de nome ocorreu em 2006, quando fazia parte de uma dupla sertaneja com um amigo, chamado Alessandro. Em uma entrevista concedida à Globo, o cantor explicou que recebeu críticas devido à sonoridade de Alessandro e Nivaldo. Segundo o cantor, o nome "não combinava", por isso, resolveu buscar uma alternativa mais marcante, escolhendo "Gustavo". Mesmo após o fim da dupla, ele manteve o nome artístico, mas acrescentou um "t" em Gusttavo, pois já existia um cantor chamado Gustavo Lima na Argentina.
4. Chay Suede
Chay Suede foi registrado com um nome bastante incomum: Roobertchay Domingues da Rocha Filho. Em uma entrevista ao Lady Night, programa de Tatá Werneck, na TV Globo, o ator disse que seu nome foi criado por seu avô. “Meu avô inventava nomes. Ele pegava o nome das pessoas e traduzia. O nome dele era Salustiano de Paula Rocha e ele traduziu para Saylufet Ainobert Dimes Paylufet Roobertchay”, contou. Para o seu nome artístico, manteve apenas o final: Chay. Já o sobrenome foi inspirado no filme “Johnny Suede”, protagonizado por Brad Pitt.
5. Maria Gadú
O nome de batismo da cantora Maria Gadú, é Mayra Corrêa Aygadoux. Em uma entrevista à Contigo, ela afirmou que nunca gostou do nome Mayra, por isso, quando começou a se apresentar, já utilizava Maria Aygadoux. O Gadú veio do sobrenome francês, que é de seu produtor musical, que acabou virando seu pai de consideração.
6. Susana Vieira
O nome verdadeiro de Susana Vieira é Sônia Maria Vieira Gonçalves. Ela fez a alteração quando começou na TV Tupi e foi avisada que já tinha outra Sônia. Segundo uma entrevista concedida à Caras, a atriz foi questionada se poderia trocar de nome e ela aceitou. Ela optou por Susana, nome da sua irmã. "A Susana verdadeira é minha irmã, Susana Vieira Maria Gonçalves. Mas eu achava tão lindo o nome Susana", disse a atriz.
7. Glória Menezes
A atriz Glória Menezes foi registrada, na verdade, como Nilcedes Soares Magalhães. Seu primeiro nome é uma junção dos nomes dos seus pais, José Nilo e dona Mercedes. No entanto, quando decidiu seguir carreira de atriz, optou por algo mais simples e universal. "Glória é Glória em qualquer língua. O Menezes vem das minhas origens portuguesas... E formou 13 letras", disse em entrevista ao Extra.
8. Anitta
Você sabia que o nome de batismo da cantora Anitta é Larissa Macedo? Durante uma entrevista ao Tamanho Família, programa da TV Globo, ela explicou que o motivo da escolha do nome artístico foi a minissérie "Presença de Anitta". "Meu irmão assistia e gravava em uma fita. Ele via de tarde, eu passava e assistia de gaiato", disse.
9. Zezé Di Camargo
O cantor Zezé Di Camargo, da dupla com Luciano, foi registrado como Mirosmar José de Camargo. Quando começou a carreira na música, escolheu Zezé, pois fazia dupla com um antigo amigo, Zazá, em 1979. No entanto, não deu certo, mas, mesmo após o fim da parceria, resolveu continuar com o nome artístico.
10. Luciano
O nome verdadeiro do cantor e compositor Luciano é Welson David de Camargo. Ele fez a mudança quando se juntou ao irmão, Zezé Di Camargo, para formar a dupla sertaneja. Eles pensaram em opções que combinassem com Zezé, chegando ao nome Luciano.
LEIA MAIS
+Lidas