Uma ação do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil, localizou um desmanche ilegal de carros de luxo na zona leste de São Paulo, na manhã de terça-feira (24).
LEIA TAMBÉM
O desmanche estava instalado na rua Capitão Lorena, na Vila Invernada. Os agentes encontraram três carros sendo desmontados e peças de outros cinco veículos.
Além do maquinário usado para desmontar os carros, também foi encontrado um dispositivo que bloqueava o sinal de rastreadores.
Um homem foi preso em flagrante. A Polícia Civil agora tenta identificar os receptadores dos carros e quem fazia os roubos.
Embora ainda com números bastante elevados, os crimes de roubo e furto de veículos registraram queda em 2017 no estado. Os roubos foram de 77.949, em 2016, para 67.670 em 2017, redução de 13,1%, enquanto os furtos foram de 110.932 para 104.799, queda de 5,6%, de acordo com dados da pasta da segurança pública.
LEI DO FERRO-VELHO
O então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou em 2014 uma lei que visa acabar com o comércio irregular de peças de veículos no estado.
Ela impede, por exemplo, que empresários com antecedentes criminais tenham desmanches. As empresas têm que se cadastrar no Detran e na Secretaria da Fazenda, além de cumprir uma série de exigências.
De lá para cá passou a ser obrigatório um controle de cada item do estoque, com sistema de rastreabilidade com todas as informações de qual veículo a peça pertencia.
Quem descumprir as normas fica impedido de atuar no ramo.
+Lidas