Um policial militar reformado, identificado como Élcio Sarmento, agrediu um jovem e o ameaçou de prisão na tarde desta quinta-feira (7), em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Contra o isolamento social e as regras do novo decreto assinado pelo governador de Alagoas Renan Filho, o militar aparece em gravação criticando as barreiras impostas pela Prefeitura de União dos Palmares na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. No vídeo, ele diz que o direito de ir e vir está sendo violado e afirma que o decreto é inconstitucional.
Em determinado momento do vídeo, um jovem, que aparece utilizando máscara, alerta ao militar que a recomendação é para sair de casa com a máscara. "Não, negativo. O senhor está errado", rebate o policial reformado. A partir daí inicia-se uma discussão e o militar ameaça o jovem de prisão. "Respeite. Eu sou autoridade, eu sou polícia. Se você desrespeitar, lhe prendo agora, dou voz de prisão em você. Você tem que conhecer a lei. A máscara é opcional, usa quem quer. Ela está aqui, eu uso se eu quiser".
O vídeo gravado por Sarmento é finalizado nesse momento, mas uma pessoa que estava no local filmou os acontecimentos em seguida. Os dois continuam discutindo e o militar reformado dá um soco no rapaz, que cai no chão e é agredido com chutes e socos.
O TNH1 entrou em contato com o 2º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela região de União dos Palmares, e foi informado que o caso foi reportado para o Comando-Geral e à Corregedoria da Polícia Militar.
"Tomamos conhecimento do vídeo. Estou mandando para ciência do comando-geral e da corregedoria da Polícia Militar. Como ele não pertence ao segundo batalhão, mas o fato aconteceu aqui na área do 2º BPM, temos que dar ciência aos superiores. A ação do policial reformado foi uma ação isolada e que não vai comprometer a corporação. Vai ser apurado e tomada as providências pela nossa corregedoria de polícia", afirmou o comandante Luiz Santos, que reforçou ainda a necessidade da população respeitar o decreto no combate à Covid-19.
"A mensagem que passo é para que nosso cidadão fique em casa. É a mensagem mais sintética e correta de se passar a qualquer cidadão que queira passar por essa pandemia e amanhã continuar saudável. Ficar em casa. Se for para fazer compra de alguma necessidade, utilize a máscara e evite aglomeração".
O TNH1 também procurou o policial reformado Élcio Sarmento, mas não conseguiu contato. O espaço está aberto para defesa.
Ele se pronunciou somente através de um áudio que circula nas redes sociais. Acompanhe aqui o que ele disse.
Procuradoria do Municipio emite nota de repúdio
Após a repercussão na mídia e nas redes sociais, a Procuradoria Geral do Município emitiu uma nota de repúdio ao que chamou de "ato violento e covarde praticado pelo policial militar". Ainda segundo a Procuradoria, "O virus da ignorância tem a mesma letalidade do vírus da covid-19.
"Vivemos no momento mais delicado do século 21, quando o Mundo precisa se adaptar e se reinventar seja no cuidado pessoal de higiene (lavar as mãos com maior frequência, utilizar luvas e máscaras), nas relações interpessoais (isolamento social, evitar aglomerações, abraços, aperto de mão), tudo para prevenir a contaminação da Covid-19, tão mortal. Porém, existe outro vírus com a mesma letalidade quanto a Covid-19. É o vírus da ignorância e do desprezo à vida. Os noticiários apresentam o número de mortos, hoje beirando os 9 mil; municípios brasileiros que se descuidaram no isolamento social com alta taxa de contaminação; e, se não bastasse tudo isso, surge um discurso totalmente desassociado da ciência e intimamente ligado a politicagem. Com a autoridade de quem busca, diuturnamente, ajudar às instituições combativas ao Covid-19, esta Procuradoria Jurídica reforça seu compromisso com a população Palmarina em conter a proliferação do corona vírus e repudiar ações tresloucadas e autoritária", diz o texto da nota.
OAB também repudia
A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil piublicou nota de repúdio à agressão sofrida pel jovem:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por OAB 5ª Subseção AL (@oab5.uniao) em
LEIA MAIS
+Lidas