Um escocês de 68 anos passou mais de seis anos tendo dificuldades para realizar atividades simples como beber cerveja e beijar a própria esposa. A situação foi causada pela rinofima, condição que fez com que o nariz do aposentado crescesse desproporcionalmente, chegando a cobrir metade de seu rosto.
LEIA TAMBÉM
Causada pela proliferação das glândulas sebáceas no nariz e no tecido conjuntivo subjacente, a rinofima afeta principalmente homens brancos de idade avançada. No caso de Gerard McAliece, o tecido nasal expandiu-se tanto que passou a pender sobre a boca, o que o levou a recorrer a uma cirurgia.
"O nariz continuava crescendo e crescendo e, tanto quanto possível, eu tentava ignorar. As pessoas começavam a olhar fixamente, e algumas desviavam o olhar. O melhor foi que minha esposa Carol e eu não contamos à família que eu faria o procedimento. Então, quando me viram novamente pela primeira vez, a surpresa foi completa. Eles ficaram totalmente impressionados", relatou ao jornal The Sun.
Antes da intervenção, porém, a condição o afetava de várias formas. "Em retrospecto, as crianças mais novas eram as piores. Não quero mal a elas, mas não têm malícia nessa idade, e não têm filtros. Eu costumava me preocupar muito nas festas de aniversário dos meus netos — o que os amiguinhos deles pensam?", recordou.
De acordo com a Ever Clinic, responsável pelo procedimento, o caso do aposentado foi o mais avançado já tratado pela equipe. "Eles disseram que era o maior trabalho que já haviam enfrentado e que seria um verdadeiro desafio. O resultado foi fantástico. Transformou totalmente minha vida. Carol diz que voltei a ser o homem que costumava ser. Agora estou conversando com pessoas, saindo para beber e aproveitando refeições em restaurantes, o que não fazíamos há anos", afirmou ao jornal britânico.
LEIA MAIS
+Lidas