Domingo Espetacular traz uma reportagem especial sobre o caso do cachorro Orelha e a violência contra

Publicado em 31/01/2026, às 11h16
Imagem Domingo Espetacular traz uma reportagem especial sobre o caso do cachorro Orelha e a violência contra

Por Redação

A brutal agressão de um grupo de adolescentes ao cachorro Orelha, um animal comunitário em Florianópolis, resultou na eutanásia do cão e gerou comoção nacional, levando a Polícia Civil a identificar quatro adolescentes e três adultos como suspeitos de maus-tratos e coação de testemunhas.

Orelha, que era cuidado por moradores da Praia Brava, tinha cerca de 10 anos e sua morte levantou questões sobre a violência contra animais e a legislação brasileira relacionada a esses crimes.

A reportagem também destaca iniciativas de resgate e reabilitação de animais, além de abordar a impunidade em casos de violência, exemplificada pela investigação de um filho sobre a morte da mãe, revelando que os principais suspeitos eram familiares.

Resumo gerado por IA

Neste fim de semana (01), o Domingo Espetacular acompanha o caso que causou uma verdadeira comoção nacional e até internacional: a violência de um grupo de adolescentes contra o cachorro Orelha. O cãozinho foi agredido com tanta brutalidade que, devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser submetido à eutanásia. 

Orelha era um animal comunitário - termo usado para designar animais, geralmente cães e gatos que vivem em áreas públicas e recebem cuidados da vizinhança. Com cerca de 10 anos, Orelha era acompanhado pelos moradores da Praia Brava, uma das regiões mais nobres de Florianópolis (SC), que o encontraram ferido e fizeram uma denúncia. Após uma ampla investigação, a Polícia Civil do estado identificou quatro adolescentes como suspeitos de cometer o crime de maus-tratos contra o cão, além de indiciar outros três adultos como suspeitos de coagir ao menos uma testemunha. 

A reportagem de Márcio Falcão traz os desdobramentos da operação da polícia, além de entrevistas com moradores da Praia Brava e especialistas em comportamento humano e em direito animal que explicam o que pode levar jovens a cometer tamanha brutalidade. Eles ainda apontam como a legislação brasileira trata crimes deste gênero. 

O Domingo Espetacular mostra ainda que, apesar do grande número de casos de maus-tratos aos animais, existem pessoas e iniciativas que dedicam tempo e recursos ao resgate e a reabilitação desses bichos. E traz histórias inspiradoras de quem encontrou na missão de salvar animais um propósito de vida. 

Crime em família

Um filho não aguentou a impunidade e decidiu investigar a morte da própria mãe. Luciana Brites Leite, de 49 anos, desapareceu após sair de uma UPA em setembro de 2025. Após 29 dias de buscas, o corpo foi encontrado em área rural com sinais de agressão. Seu filho, Samuel Leite, diante da falta de respostas sobre o caso, entrou em cena para descobrir os culpados. E para surpresa de todo mundo, os principais suspeitos estavam dentro da família. A reportagem é de Renata Loures. 

Fim da Baliza - a nova polêmica que divide o Brasil

Fazer a baliza é um dos momentos mais temidos do exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A exigência da temida manobra já foi cancelada em nove estados. A mudança é reflexo de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025, que autorizou os Detrans a flexibilizar o roteiro das provas práticas. Nestas regiões, a etapa de estacionamento continua existindo, mas em outro formato, sem cones e cronômetros rígidos. Apesar do alívio de muitos, há quem discorde da medida. O Domingo Espetacular embarca no debate e questiona: será que o brasileiro domina a arte de estacionar?

João Liberato entra em campo

No segundo episódio de "João Liberato em Construção", ele encara uma rotina movimentada. Tem uma visita aos bastidores do programa Acerte ou Caia!, apresentado por Tom Cavalcante. João acompanha de perto como funciona a transmissão de A Fazenda. ao lado de Adriane Galisteu e do diretor Rodrigo Carelli. E ainda vive a experiência de um jornalista esportivo ao lado do time da RECORD que literalmente entra em campo para trazer as emoções do futebol para o telespectador. João também recebe orientações e dicas profissionais de Carolina Ferraz, apresentadora do Domingo Espetacular. 

Achamos no Brasil: mundo cor-de-rosa

Em Salinas (MG), Dudu Camargo conhece Zé Rosinha, um homem de 65 anos simplesmente apaixonado por uma cor específica. Para ele, tudo tem que ser rosa: roupas, objetos, carro e até a casa. No entanto, agora ele está bastante triste após se mudar pra um sítio que não está na sua cor favorita. Para piorar, ele não possui recursos para pintá-lo. Mas Dudu prepara uma surpresa especial que promete emocioná-lo. 

Gostou? Compartilhe