Dor nas costas pode estar relacionada à saúde mental

Publicado em 29/01/2018, às 19h47

Por Redação

A campanha Janeiro Branco tem por objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental durante todo esse mês. A ideia é eliminar tabus e envolver a sociedade nas discussões sobre a doença. O neurocirurgião Adriano Scaff, especialista em medicina da dor, chama a atenção para uma das consequências físicas de doenças como depressão e ansiedade e afirma que a dor nas costas pode sim estar relacionada à saúde mental.

Segundo o médico, boa parte das dores, principalmente na região lombar, podem ter relação com problemas de trato mental. "Isso acontece porque as dores estão relacionadas ao cérebro e a sensibilidade do nosso sistema nervoso central. Então é importante avaliar tudo o que pode estar contribuindo e causando a dor para se chegar à conclusão de como podemos trabalhar. Às vezes é preciso atuar no bem-estar emocional do paciente para ajudar a reduzir a dor."- destaca o Médico.

Um estudo recente da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, revelou que pessoas com problemas na coluna eram duas vezes mais propensas a desenvolver transtornos mentais. O estudo também apontou que quem sentia dores crônicas nas costas apresentou um risco três vezes maior de manifestar algum episódio depressivo e 2,6 vezes maior de ter algum surto psicótico.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 80% das pessoas terão algum episódio de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. E a dor nas costas já é a principal causa de afastamentos do trabalho no Brasil. O estudo realizado no Reino Unido traz um recorte sobre os brasileiros que participaram da pesquisa e mostra que 52% dos que foram ouvidos pelos pesquisadores se queixavam de dores nas costas e que esse tipo de desconforto afetava de alguma forma suas vidas social e profissional. 

Gostou? Compartilhe