Dores lombares tiram João Fonseca de mais um torneio na Austrália

Publicado em 10/01/2026, às 20h01
Tenista corre contra o tempo para disputar 1º Grand Slam da temporada
Tenista corre contra o tempo para disputar 1º Grand Slam da temporada

Por Agência Brasil

João Fonseca, tenista brasileiro, desistiu do ATP 250 de Adelaide devido a dores lombares, a mesma lesão que o afastou do ATP 250 de Brisbane e da Copa Davis contra o Canadá.

As dores nas costas são crônicas e, embora uma ressonância magnética não tenha indicado problemas sérios, Fonseca reconhece a necessidade de se recuperar completamente para evitar complicações futuras.

Com a desistência, ele deve cair no ranking da ATP, mas ainda está garantido como um dos 32 cabeças de chave no Aberto da Austrália, o que o protege de enfrentar adversários top-30 nas primeiras rodadas.

Resumo gerado por IA

O brasileiro João Fonseca está fora do ATP 250 de Adelaide, na Austrália. Neste sábado (10), o tenista carioca publicou um vídeo na rede social Instagram, em que comunica a desistência em razão de dores lombares. É a mesma lesão que já o tirou do ATP 250 de Brisbane, também em solo australiano, e do compromisso do Brasil diante do Canadá pela Copa Davis, torneio equivalente a um Mundial masculino de seleções no tênis.

"Infelizmente, tive que me retirar do torneio de Adelaide. Estou sentindo uma dor nas costas e tentando me recuperar o mais rápido possível para estar 100% em quadra de novo", declarou o carioca de 19 anos, no vídeo.

Fonseca corre contra o tempo para disputar o Aberto da Austrália, primeiro dos quatro principais torneios do circuito - os chamados Grand Slams - da temporada. Depois da publicação nas redes sociais, ele concedeu uma entrevista coletiva em Adelaide. Segundo o brasileiro, as dores lombares têm sido crônicas.

"Eu nasci com um algo nas minhas costas e às vezes fica mais dolorido. Já tive uma fratura por estresse há cinco anos, mas é algo que vai estar no meu corpo, então preciso lidar com isso. Fizemos uma ressonância magnética e não é nada muito sério, mas pode ficar sério, então queremos estar 100%", disse Fonseca.


O brasileiro é o 29º colocado do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Ele caiu cinco posições em relação a 2025, após ficar fora do ATP de Brisbane, e deve perder mais alguns lugares pela ausência em Adelaide. Mesmo assim, está garantido como um dos 32 cabeças de chave do Aberto da Austrália, o que significa evitar um confronto com um top-30 do mundo, ao menos, nas duas primeiras fases.

Gostou? Compartilhe