Alagoas

Dr. Hemerson Casado, renomado cardiologista e paciente de ELA, pede emprego nas redes sociais

Eberth Lins | 26/05/23 - 10h36
Hemerson Casado é médico e especialista em cirurgia cardiovascular | Foto: Reprodução / Ministério da Saúde

O médico cardiologista Hemerson Casado Gama, um dos mais renomados do estado, usou as redes sociais para lembrar que, embora esteja com a mobilidade comprometida, está com o cérebro intacto e disse que busca oportunidades de emprego em Alagoas.

Responsável por dezenas de cirurgias cardíacas, Dr. Hemerson, como é conhecido em toda Alagoas, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) há cerca de 10 anos e, desde então, tem sido incansável na luta por tratamento médico e respeito aos pacientes de ELA. "Eu sou um paciente que tem uma doença rara neurodegenerativa, mas eu tenho um cérebro intacto", ressaltou o especialista nas redes sociais.

Casado frisou ainda que segue na ativa, de forma remota, e falou do interesse por mais oportunidades dentro da área de atuação. "Trabalho em vários lugares com a telemedicina. Estou procurando por emprego em prefeituras do interior, como cardiologista, com teleconsultas e telediagnósticos", completou o médico na publicação.

Dr. Hemerson Casado segue na ativa, de forma remota. Foto: Reprodução/ Instagram

O especialista em cirurgia cardiovascular descobriu a doença aos 45 anos, segundo ele, no auge da vida profissional. "Eu fui paralisando as pernas, depois os braços, depois eu perdi a deglutição e a respiração. Perdi a voz e, hoje, só mexo os olhos. Eu me transformei em um prisioneiro encarcerado no meu próprio corpo. Agora imagina toda essa inércia com uma mente completamente sã”, disse o médico para uma publicação do Ministério da Saúde sobre doenças raras.

O médico também fundou o Instituto Dr. Hemerson Casado, que luta pelos direitos de pessoas diagnosticadas com doenças raras.

Sobre a ELA

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica  é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.