O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) esclareceu que não há recadastramento obrigatório para os eleitores de Quebrangulo e outros municípios, evitando confusões entre a população.
A desinformação sobre a necessidade de recadastramento tem gerado um fluxo desnecessário de moradores ao cartório eleitoral, resultando em perda de tempo e recursos para muitos.
O TRE-AL alerta sobre a propagação de boatos e reafirma que todos os serviços eleitorais são gratuitos, disponíveis até 6 de maio de 2026, tanto presencialmente quanto online.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) informou, na tarde desta quinta-feora, 27, que não há recadastramento obrigatório para os eleitores de Quebrangulo, sede da 28ª Zona Eleitoral, e tampouco para quaisquer outros municípios de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
O tribunal ressaltou que todos os serviços eleitorais — incluindo alistamento, revisão de cadastro, transferência de domicílio e coleta de biometria — continuam disponíveis até o dia 6 de maio de 2026, conforme calendário estadual.
Segundo autoridades do cartório da 28ª Zona Eleitoral, a falsa informação sobre exigência de recadastramento tem levado diariamente centenas de moradores ao cartório sem necessidade. “Muitas pessoas chegam nas primeiras horas da manhã, mas, ao verificarmos o sistema, constatamos que sua situação está regular e que não há nenhum serviço a ser realizado. Assim, elas acabam perdendo tempo e dinheiro com um deslocamento desnecessário”, explicou o chefe de cartório local.
O TRE-AL aproveita para alertar a população sobre mensagens falsas — boatos de redes sociais ou de outras origens — e destaca que todos os serviços da Justiça Eleitoral são gratuitos. Quem precisar fazer alistamento, revisão, transferência ou biometria pode solicitar presencialmente ou online, pelo portal oficial, até o prazo estabelecido.
LEIA MAIS
+Lidas