Mundo

Egito anuncia descoberta de 100 tumbas seladas e faz 'Raio X' de múmia

Metrópoles | 15/11/20 - 17h16
Divulgação

Egito anunciou, nesse sábado (14/11), a descoberta de cerca de 100 tumbas seladas e 40 estátuas antiquíssimas no sítio arqueológico de Saqqara. Os achados foram reveladas pelo ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Khaled El Enany, e pelo Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri.

Conforme El Enany, este é o terceiro ano consecutivo que o Egito faz descobertas arqueológicas em Saqqara, que, segundo ele, “é tão importante quanto as Pirâmides de Gizé, pois abriga a primeira pirâmide em degraus do mundo”.

Em coletiva de imprensa, Enany ainda disse que cientistas realizarão “Raio X” em uma múmia. “Vamos abrir a tumba na sua frente hoje e fazer um Raio X da múmia também”, declarou aos jornalistas.

“Os menores detalhes são cuidadosos e seu rosto é muito bonito, na minha opinião essa múmia pertence à era ptolemaica”, disse Waziri. O Secretário-Geral garantiu que os arqueólogos se empenharão para fazer novos achados no ano que vem.

Os caixões não são abertos há mais de 2,5 mil anos. Além deles, foram descobertas estátuas de madeiras e máscaras douradas da 26ª Dinastia.