El Salvador é o quarto país em dois meses a aprovar a primeira vacina contra dengue no mundo. A vacina também foi aprovada no Brasil, México e nas Filipinas em dezembro do ano passado.
LEIA TAMBÉM
As autoridades regulatórias de El Salvador aprovaram a vacina tetravalente contra dengue da Sanofi Pasteur para a prevenção da doença causada pelos quatro sorotipos da dengue em indivíduos com idade entre 9 e 45 anos, que vivem em áreas endêmicas.
A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur demonstrou reduzir os casos de dengue causada pelos quatro sorotipos em dois terços dos participantes do estudo, em indivíduos com idade a partir de 9 anos, evitar oito em dez hospitalizações por causa da dengue e até 93% dos casos graves da doença neste grupo etário. 1
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reportou 2.317.354 casos de dengue nas Américas em 2015; sendo que 1.917.997 ou cerca de 83% do número total de casos reportados ocorreram em países onde a vacina contra a dengue é, hoje, aprovada: Brasil, México e El Salvador. Na análise combinada de eficácia neste grupo etário, a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur demonstrou reduzir a dengue causada pelos quatro sorotipos em dois terços dos participantes. Além disso, esta análise combinada demonstrou que a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur evitou 93% dos casos de dengue grave e 8 em 10 hospitalizações.
A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur é a primeira vacina do mundo a ter a aprovação para a prevenção da doença. As primeiras doses da vacina foram produzidas e a capacidade de produção em larga escala irá atingir 100 milhões de doses por ano.
+Lidas