Eleito presidente do Consórcio Nordeste, Paulo Dantas visita sede da entidade em Brasília

Publicado em 09/12/2025, às 16h44
Imagem Eleito presidente do Consórcio Nordeste, Paulo Dantas visita sede da entidade em Brasília

Por Agência Alagoas

Paulo Dantas foi eleito por unanimidade para presidir o Consórcio Nordeste em 2026, iniciando articulações para fortalecer a integração regional e implementar um plano estratégico durante sua gestão.

O governador planeja realizar reuniões estratégicas entre janeiro e fevereiro para definir prioridades, destacando a importância de flexibilidade nas apresentações das câmaras temáticas.

Dantas enfatizou que sua gestão será pautada pela transparência e colaboração, com foco em infraestrutura e segurança pública, e pretende dar continuidade às iniciativas anteriores do consórcio, buscando inovação e novas parcerias.

Resumo gerado por IA

Eleito por unanimidade para presidir o Consórcio Nordeste em 2026, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, visitou a sede da entidade em Brasília na manhã desta terça-feira (9). Ele iniciou as articulações para ampliar a integração regional e estruturar o plano estratégico que pretende implementar durante a gestão. A escolha de Dantas ocorreu na Assembleia Geral de Governadores, em Teresina, no início de dezembro.

Recebido pela gerente administrativa da autarquia, Fabiana Matos, e pela gerente financeira Gabriela Almeida, o governador buscou compreender em detalhes o processo de transição da presidência, que ocorre por meio de assembleia, e fez uma avaliação inicial sobre o funcionamento interno da instituição. 

Dantas afirmou que pretende estar na capital federal ao menos a cada 15 dias para acompanhar diretamente as discussões das 18 câmaras temáticas, número que ele deseja ampliar para 20.

O governador defendeu que as primeiras reuniões estratégicas da gestão aconteçam entre janeiro e fevereiro para definir com antecedência as missões prioritárias e garantir que o restante do ano seja dedicado à execução dos projetos. Durante o encontro, Gabriela Almeida sugeriu que cada câmara informe previamente o tempo necessário para as apresentações, proposta acolhida por Dantas, que destacou a importância da flexibilidade. 

“Algumas áreas têm demandas mais extensas, como agricultura familiar, que é muito ativa e conta com um número significativo de projetos. Outras, como esportes, podem precisar de menos tempo”, detalhou Gabriela. Paulo Dantas também propôs a criação de um grupo de trabalho formado pela equipe e por representantes técnicos da administração do consórcio. A intenção é sistematizar as informações, avaliar relatórios já apresentados e consolidar às prioridades para 2026.

Ainda no encontro, o governador afirmou que a gestão dele será pautada pela transparência e colaboração entre os estados, para que todos consigam se desenvolver. Entre as prioridades pautadas pelo interesse público, Dantas elencou o fortalecimento da infraestrutura regional e da segurança pública, setor onde o estado de Alagoas se destaca com um baixo índice de violência. 

“Inicialmente, resisti a esse desafio, mas refleti sobre como poderia contribuir e agora quero trabalhar para deixar um legado de eficiência, assim como fiz durante o meu mandato como governador no estado de Alagoas”, disse Paulo Dantas durante a conversa. Ele garantiu ainda que dará continuidade às pautas estratégicas conduzidas anteriormente com maestria pelos governadores João Azevêdo, Fátima Bezerra e Rafael Fonteles.

Representando o Consórcio Nordeste, Fabiana e Gabriela pontuaram que a expectativa é de que a presidência de Paulo seja uma gestão de inovação. “A ideia é que haja uma ampliação de projetos e fortalecimento das relações construídas, além da abertura de novas parcerias em nível federal e internacional. Acreditamos que o Consórcio Nordeste seguirá ganhando visibilidade e cumprindo um papel decisivo no desenvolvimento integrado da região”, afirmaram. 

O que é o Consórcio Nordeste 

Criado em 2019 para ser instrumento jurídico e econômico de integração da região Nordeste do Brasil, o Consórcio Nordeste reúne nove estados e busca ampliar investimentos e fortalecer a gestão compartilhada. Amparado pela Lei Federal 11.107/2005, o modelo permite compras conjuntas, articulação de projetos e cooperação internacional, consolidando-se como um instrumento jurídico e econômico para acelerar o desenvolvimento sustentável e reduzir desigualdades.

A região Nordeste representa 27,2% da população brasileira e 14,3% do PIB, configurando um bloco estratégico para o país. Desde a criação, o Consórcio tem ampliado a atuação com fóruns de governança, articulação entre secretarias estaduais e implantação de ferramentas de gestão voltadas à inovação. Entre as iniciativas estão o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, o MapBiomas Caatinga, o Programa de Alimentos Saudáveis, a Rede de Educadores do Nordeste e a plataforma SIRAF, além de projetos voltados à agricultura familiar, resíduos sólidos, saúde e comunicação pública integrada.

A entidade também tem reforçado a presença internacional, firmando parcerias com organismos como BID, PNUD, AFD e Unesco. Em 2019, governadores cumpriram agenda na Europa para apresentar oportunidades de investimentos e discutir projetos em infraestrutura, sustentabilidade, turismo e energias renováveis. Com visão colaborativa, o Consórcio Nordeste se consolida como articulador de pactos de governança e motor de iniciativas capazes de impulsionar integração regional e desenvolvimento econômico e social.

Gostou? Compartilhe