Alagoas

Elevação e transbordamento: confira a situação de rios, riachos e lagunas em AL após chuvas fortes

TNH1 | 07/05/24 - 07h50
Divulgação

O monitoramento hidrometeorológico, realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), informou a situação de rios, riachos e lagunas em Alagoas devido às chuvas fortes que caem no estado há quase 24 horas. 

Em boletim divulgado nesta manhã, a Semarh-AL apresentou quais foram os rios, riachos e a laguna com nível de elevação e com risco ou transbordamento. Confira a seguir o quadro hidrológico atualizado da Semarh-AL:

  • Rio Coruripe - O Rio Coruripe está em elevação e mantém a tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas a montante;
  • Rio Piauí - O Rio Piauí está em elevação e mantém a tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas a montante;
  • Rios Jequiá e Conduípe - Os Rios Jequiá e Conduípe estão em elevação, com pontos de transbordamento nos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto;
  • Riachos Jacarecica e Silva - Os Riachos Jacarecica e Silva estão em elevação e mantém a tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas a montante, com possibilidade de transbordamento nas próximas horas;
  • Laguna Manguaba - O nível da Laguna Manguaba está em elevação, perdendo sua oscilação natural, com nível de 210 cm às 07h00. A cota de transbordamento é de 270 cm.

A Defesa Civil Estadual informou que monitora a situação

Em contato com a produção da TV Pajuçara, o capitão Douglas Gomes, da Defesa Civil de Alagoas, afirmou que o órgão está atento ao acumulado de água e os riscos de desastres naturais e transbordamento de rios. "Atualizando o quadro hidrológico dos principais rios monitorados em Alagoas às 6h de 7 de maio de 2024. Devido às fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas desde o dia 6, e intensificada nesta madrugada, observa-se elevação dos Rios mais próximos ao Litoral, com tendência ao transbordamento como o Rio Sumaúma,  Jacarecica, Riacho Silva e outros da região metropolitana", explicou o capitão.

"Também observa-se que as bacias dos rios São Miguel, Coruripe e Piauí recebem um aporte considerável de chuva em suas cabeceiras, devendo causar elevações dos níveis dos rios ao longo do curso.
Os maiores rios monitorados como o Rio Mundaú e Paraíba observa-se normalidade nas regiões de cabeceira, com tendência de elevação a partir da parte média das bacias, porém sem risco de transbordamento até o momento. No litoral norte, o Rio Jacuípe também continua com nível confortável, porém já com tendência de elevação durante a madrugada e manhã desta terça feira, merecendo atenção especial", continuou.

Sobre as lagunas Mundaú e Manguaba, o capitão Douglas Gomes afirmou: "Lagoas Mundaú e Manguaba: Apesar dos principais Rios que drenam para as águas para as lagoas não estarem em situação de transbordamento, os volumes escoados já são considerados altos e contínuos, fazendo com que o fluxo de vazão que entra nas lagoas seja maior que o fluxo de vazão lagoas-oceanos, fazendo com que os níveis das lagoas subam lentamente, mantendo elevação constante, podendo dar início a transbordamento nas primeiras casas".