Em 2018, eleitor terá que definir dois nomes para o Senado Federal

Publicado em 06/09/2018, às 11h49
Votação para o Senado acontece de forma diferente este ano | Ilustração/ TSE
Votação para o Senado acontece de forma diferente este ano | Ilustração/ TSE

Por TNH1

O eleitor brasileiro terá que escolher dois nomes para o cargo de senador nas eleições deste ano. A votação para o Senado Federal acontece de uma forma diferente dos outros cargos.

De acordo com a legislação, em uma eleição são preenchidas 27 vagas no Senado e, na eleição seguinte, 54, como vai acontecer este ano. As votações são alternadas porque o mandato de senador é de oito anos, garantindo que em cada eleição seja renovada uma parte das vagas.

Em 2018, serão eleitos 54 senadores, ou seja, o eleitorado de cada estado terá que denominar dois nomes para ocuparem o Congresso Nacional. Já em 2022, em cada estado será escolhido apenas um nome para o Senado.

Além disso, o brasileiro terá que definir no próximo mês de outubro nomes para mais quatro cargos neste ano; saiba quais são e sua atribuições:

Deputado estadual ou distrital

Os deputados estaduais ou distritais têm a missão de representar o povo na esfera estadual (Assembleia Legislativa) ou distrital (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Sua função principal é a de legislador, ou seja, legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis. Eles também fiscalizam as contas do Poder Executivo (Governo) e desempenham outras atribuições referentes ao cargo. Vale lembrar que cada constituição estadual ou distrital também pode delegar outras atividades, exclusivas ou não, aos deputados estaduais ou distritais.

Deputado federal

Os deputados federais são os representantes do povo na esfera federal. Sua atribuição principal é fazer leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos do presidente da República. Eles também podem apresentar projetos de leis, de decreto legislativo, de resolução e emendas à Constituição, além de criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), discutir e votar medidas provisórias editadas pelo Executivo.

Governador

É o governador que exerce o Poder Executivo na esfera dos estados e do Distrito Federal. Cabe a ele representar, no âmbito interno, a respectiva Unidade da Federação em suas relações jurídicas, políticas e administrativas.

No exercício da sua função de administrador estadual, ele é auxiliado pelos secretários de Estado. O governador participa do processo legislativo e responde pela segurança pública. Para isso, o governador conta com as polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros.

Presidente da República

O presidente da República é quem governa e administra os interesses públicos da nação. Ele tem o dever de sustentar a integridade e a independência do Brasil, bem como apresentar um plano de governo com programas prioritários, projetos de lei de diretrizes orçamentárias e propostas de orçamento. Exerce atribuições administrativas, legislativas e militares de acordo com a Constituição Federal.

O Portal TNH1, para ajudar o eleitor na hora de votar, elaborou uma cola eleitoral para levar no dia das eleições. Veja abaixo:


Gostou? Compartilhe