Um vídeo de bastidor da visita de Luciano Huck ao Parque Indígena do Xingu gerou polêmica ao mostrar o apresentador orientando indígenas sobre como se apresentar diante das câmeras, incluindo pedidos para evitar celulares e roupas não tradicionais.
As imagens revelam Huck pedindo a remoção de um indígena que usava uma camiseta, o que provocou críticas nas redes sociais sobre sua tentativa de interferir na representação visual dos povos locais e padronizar a estética da cultura indígena.
A repercussão negativa levou a uma onda de comentários críticos nas redes sociais, questionando a abordagem de Huck e sua influência sobre a cultura indígena durante a gravação.
Um vídeo de bastidor da viagem de Luciano Huck ao Parque Indígena do Xingu, realizada em agosto, voltou à tona na quinta-feira (5) e colocou o apresentador no centro de uma nova polêmica.
LEIA TAMBÉM
As imagens, que circulam nas redes, mostram Huck orientando integrantes da equipe e indígenas sobre como deveriam aparecer diante das câmeras incluindo pedidos para evitar celulares e retirar peças de roupa consideradas "não tradicionais".
Com pouco mais de um minuto, o vídeo registra o momento em que alguém alerta o apresentador, que se estava ao lado da cantora Aniitta, de que um indígena usando uma camiseta amarela estava sendo filmado. Huck então solicita que a pessoa seja retirada do enquadramento.
"Tira a roupa", ele diz. Logo depois, agradece e completa: "É, limpa a cultura de vocês aí". A fala repercutiu imediatamente entre internautas, que acusaram o comunicador de tentar interferir na representação visual dos povos locais.
Em agosto, Huck compartilhou um carrossel com 12 fotos da visita ao Xingu, destacando encontros com lideranças como o cacique Raoni Metuktire. Nas imagens, apenas Raoni aparece usando camisa; os demais indígenas surgem sem o traje, reforçando ainda mais as críticas de que a produção teria buscado "padronizar" a estética do local.
O vídeo também mostra Huck conversando ao pé do ouvido com um dos líderes da aldeia enquanto avisa a presença de diversas câmeras no entorno. Em seguida, ele pede que o recado seja repassado: celulares não deveriam sair nas imagens registradas pela equipe de gravação. "Quanto mais celulares vocês aparecem, eu acho que menos é a cultura de vocês", afirma. "Quando aparece vocês de celular, mexe na cultura original."
A repercussão negativa tomou conta das redes sociais assim que o bastidor foi divulgado. No Instagram, seguidores passaram a comentar de forma crítica. "Depois que mandou limpar a cultura deles na hora da foto, deu tudo certo para o seu marketing?", questionou uma internauta. Outro ironizou: "Conseguiram limpar a cultura?"
LEIA MAIS
+Lidas