Emissão da Carteira Nacional do Artesão abre calendário de 2026

Publicado em 08/01/2026, às 12h00
Imagem Emissão da Carteira Nacional do Artesão abre calendário de 2026

Por Agência Alagoas

O programa Alagoas Feita à Mão iniciou o calendário de emissões de 2026 da Carteira Nacional do Artesão, levando o serviço diretamente aos municípios e facilitando a formalização profissional dos artesãos locais.

A iniciativa permite que os artesãos emitam o documento sem precisar ir à capital, promovendo agilidade e inclusão, além de fortalecer a atividade artesanal em Alagoas.

Os municípios interessados devem solicitar a visita da equipe técnica até 21 de janeiro, com um mínimo de 20 artesãos interessados, visando descentralizar as políticas de fomento ao artesanato e valorizar a identidade cultural do estado.

Resumo gerado por IA

O Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), deu início ao calendário de emissões de 2026 da Carteira Nacional do Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) nos municípios, levando o serviço diretamente ao interior de Alagoas.

A iniciativa amplia o acesso dos artesãos à formalização profissional, permitindo que eles emitam o documento sem precisar se deslocar até a capital. A equipe técnica do programa vai até a cidade, organiza o atendimento local e realiza as emissões no próprio território, garantindo mais agilidade, inclusão e fortalecimento da atividade artesanal.

Para receber a equipe, o município precisa encaminhar um ofício para o e-mail [email protected], solicitando a visita e informando a previsão mínima de 20 artesãos interessados, requisito necessário para viabilizar a ação. Os pedidos serão recebidos até o dia 21 de janeiro.

A Carteira Nacional do Artesão é um instrumento fundamental para a valorização do setor, pois garante acesso a políticas públicas, participação em feiras, eventos, capacitações e oportunidades de comercialização em âmbito estadual e nacional.

Com a expansão das emissões nos municípios, o Alagoas Feita à Mão amplia a descentralização das políticas de fomento ao artesanato, promovendo mais renda, reconhecimento profissional e a preservação da identidade cultural alagoana em todas as regiões do estado.

“Estamos ampliando o número de artesãos formalizados em Alagoas. É um trabalho liderado pela nossa equipe, lá no programa Alagoas Feita à Mão. Aproveito para parabenizar a todos e dizer que nós vamos intensificar as ações nos municípios”, enfatizou o secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi).

Gostou? Compartilhe