A presença feminina no agronegócio alagoano tem crescido a cada ano, impulsionada por mulheres que, dentro e fora da porteira, transformam o campo com inovação, gestão e sensibilidade empreendedora. Celebrando a força da mulher no campo, no próximo dia 27 de outubro, será realizado o 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, no Espaço Fábrica de Eventos, em Maceió. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://doity.com.br/3-encontro-mulheres-do-agro-2025
LEIA TAMBÉM
As mulheres alagoanas vêm conquistando espaço e liderança no agronegócio, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia do estado. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no último Censo Agropecuário (2017), a participação feminina no setor é de 24,59%, o que equivale a cerca de 24.098 estabelecimentos rurais administrados por mulheres.
Desse total, 28% atuam na olericultura, 19% na fruticultura, 16% na ovinocaprinocultura de corte, 12% na bovinocultura de leite, 9% na avicultura, 5% na suinocultura, 3% na apicultura, 2% na bovinocultura de corte e 2% na piscicultura. Os demais 4% estão distribuídos entre as áreas de cana-de-açúcar, carcinicultura, equideocultura e ovinocaprinocultura de leite.
Todo esse trabalho tem um papel fundamental na dinamização da cadeia produtiva local e como marco disso, no 15 de outubro é comemorado o Dia da Mulher do Agro de Alagoas, uma data que simboliza a luta por mais reconhecimento, espaço e representatividade no setor.
Protagonismo e representatividade
A iniciativa do Encontro é promovida pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar, com o apoio do Sebrae Alagoas. Para a diretora Administrativa e Financeira do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, que também representa o estado na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, o evento reforça o papel transformador das mulheres no desenvolvimento do campo.

“O Encontro é um momento de reconhecimento e valorização da força feminina no agro. Reunir essas mulheres é reafirmar que o protagonismo delas transforma o campo alagoano e inspira novas gerações. É uma oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer redes e impulsionar o empreendedorismo com propósito”, destacou Juliana.
Programação com histórias que inspiram
Com uma programação diversificada, o evento reunirá painéis, palestras e pitches de produtoras rurais, conectando histórias que refletem a força, a diversidade e o protagonismo das mulheres no agro.
Abrindo a programação, o painel “Made in Alagoas”, com Gabriela e Isabela Carneiro, apresenta um exemplo local de como o empreendedorismo pode agregar valor à produção e fortalecer a identidade alagoana. Em seguida, Mazé Lima traz a palestra “Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos”, compartilhando uma trajetória inspiradora de superação e transformação por meio do empreendedorismo feminino.
Na sequência, Lígia Pedrini apresenta a palestra “Mulheres no Campo: Novas Vozes do Agro”, abordando comunicação, representatividade e inovação feminina no setor. Já o Painel com Lideranças Femininas do Agro, com representantes de federações estaduais e da CNA Nacional, ampliará o diálogo entre experiências de diferentes regiões do país.
Durante o evento, também será realizado o Pitch com produtoras rurais, uma oportunidade para agricultoras apresentarem seus negócios e demonstrarem, na prática, o impacto do protagonismo feminino na transformação do agronegócio alagoano.
Serviço
3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas
Data: 27 de outubro de 2025
Local: Espaço Fábrica de Eventos – Maceió/AL
Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/3-encontro-mulheres-do-agro-2025
+Lidas