Ao longo da vida, as pessoas estão constantemente aprendendo. No entanto, quando se trata de aprendizados específicos, como na área da educação, enfrentar desafios é essencial para uma compreensão completa do conteúdo. Cada indivíduo possui uma maneira única de focar no que é relevante, portanto, é fundamental se conhecer e estabelecer práticas que promovam uma aprendizagem eficaz.
LEIA TAMBÉM
Os neurônios responsáveis pela aprendizagem estão localizados no lobo temporal do cérebro humano e precisam ser ativados, saindo do estado passivo de inércia. Em outras palavras, o cérebro deve reconhecer o momento de aprender algo novo, e essa ativação varia de pessoa para pessoa.
"É necessário autoconhecimento para identificar a abordagem ideal aos estudos e obter bons resultados. Alguns preferem estudar com música, outros em total silêncio; há também quem se sinta mais produtivo de manhã e outros que performam melhor à noite", explica Silvio Pessanha, doutor em neurologia e CEO do IDOMED - Instituto de Educação Médica.
Aqui estão algumas dicas que podem auxiliar na assimilação de novos conteúdos:
É fundamental lembrar que cada indivíduo tem seu próprio ritmo para aprender novos conteúdos, e fazer comparações com outras pessoas não é produtivo. "Tenha consciência e observe qual é a melhor maneira para você estudar. A compreensão do próprio corpo mostrará como seu cérebro funciona", conclui Silvio Pessanha.
+Lidas