Brasil

Enem: questão é anulada por ser exatamente igual a uma da edição de 2009

Metrópoles | 08/02/21 - 22h04
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital, aplicado nesse domingo (7/2), se destacou não pela dificuldade, mas por já ter sido usada em 2009, na edição para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que irá anular o item que corresponde à questão 140 do Caderno 5 (Amarelo); 148 do Caderno 6 (Cinza); 157 do Caderno 7 (Azul); e 165 do Caderno 8 (Rosa).

“O Inep identificou que a referida questão, que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação”, disse o instituto.

Neste caso, o estudante não precisa se preocupar: segundo o Inep, o cancelamento não comprometerá a nota dos participantes, por causa do método de correção da prova.

“O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, além das características (parâmetros de complexidade) de cada item”, informou o Inep.

“Por isso, a anulação de uma questão, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes”, completou.