Entrega de colírios feita pela Farmex causa filas no atendimento

Publicado em 25/04/2019, às 11h10
Fila contornou quarteirão | Cortesia ao TNH1
Fila contornou quarteirão | Cortesia ao TNH1

Por Dayane Laet

Desde o início da semana, pessoas que precisam ter acesso ao colírio que controla o glaucoma e recorrem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, no bairro do Farol, em Maceió, para ter acesso ao medicamento, reclamam da fila que se forma na porta do prédio. Ela chega a contornar o quarteirão do Ceaf e vem causando transtornos para quem precisa retirar os remédios fornecidos pelo governo.

A situação acontece porque agora o local distribui o colírio para pacientes de várias cidades, o que elevou a demanda.

Em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), o TNH1 foi informado que são distribuídas 150 fichas para os pacientes que precisam de colírio. Os demais medicamentos não precisam do controle e podem ser retirados normalmente, respeitando a ordem de chegada dos pacientes. O atendimento é feito das 7h30 às 16h30.

Em nota, a Sesau disse que “desde o último dia 1º de fevereiro, há mais de 80 dias, está distribuindo, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, os colírios destinados aos pacientes do Programa do Glaucoma".

Para receber os colírios, os usuários devem primeiro realizar um cadastro, exigido pelo Ministério da Saúde, para medicamentos de alto custo. Com isso, a demanda diária triplicou, uma vez que, além dos usuários de outros medicamentos de alto custo, o Ceaf passou a atender os pacientes com Glaucoma de Maceió, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Messias, Pilar, Paripueira, Rio Largo e Satuba, que integram a I Região de Saúde.

Para assegurar mais comodidade aos usuários que estão realizando o cadastro, foram colocadas duas tendas com cadeiras no pátio da unidade e distribuídas fichas para organizar o fluxo, que deve reduzir com o término do cadastro, necessário apenas neste primeiro momento.

A Sesau informa que não há necessidade de chegar à unidade antes do expediente, uma vez que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Quanto ao sistema de cadastro, que apresentou instabilidade no início do expediente desta terça-feira (23), o problema foi sanado às 8h04.

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