Eric Dane, famoso por seu papel em 'Grey's Anatomy', faleceu aos 53 anos após lutar contra Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que causa paralisia motora irreversível, impactando sua família e fãs ao redor do mundo.
Antes de sua morte, o ator gravou uma entrevista para o programa 'Famous Last Words', onde compartilhou mensagens emocionantes e lições de vida para suas filhas, enfatizando a importância de viver no presente e encontrar paixão na vida.
Dane deixou instruções para que suas filhas escolhessem amigos com sabedoria, lutassem com dignidade diante dos desafios e nunca desistissem, ressaltando que a força e resiliência que elas herdaram são seu 'superpoder'.
O ator Eric Dane, conhecido pelo seu papel como Mark Sloan, na série "Grey's Anatomy", faleceu na última quinta-feira (19), aos 53 anos. Ele lutava contra Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, causando paralisia motora irreversível.
LEIA TAMBÉM
Para se despedir das pessoas importantes na sua vida, Eric gravou uma entrevista para o programa "Famous Last Words", da Netflix, antes de falecer. No episódio, ele diz suas últimas palavras para suas filhas, Billie Beatrice Dane, 15, e Georgia Geraldine Dane, 14, frutos de seu relacionamento com a esposa, a atriz Rebecca Gayheart.
A entrevista foi conduzida em segredo e só foi divulgada após a morte de Dane. Ele deixa várias mensagens emocionantes e, no final, se dirige às filhas. "Billie e Georgia, estas palavras são para vocês", começou o ator. "Eu tentei. Tropecei algumas vezes, mas tentei. No geral, nos divertimos muito, não é?"
Eric relembrou todos os momentos que passaram na praia, dizendo que sempre se lembrará delas brincando na água. "Aqueles dias eram o paraíso", disse ele.
4 lições que Eric Dane quer deixar para as filhas
O ator continuou dizendo que queria transmitir quatro lições finais que aprendeu com a doença às suas filhas e pediu que elas o ouvissem. Confira:
'Viva o agora'
"Primeiro, viva o agora, neste exato momento, no presente. É difícil, mas eu aprendi a fazer isso", disse ele. "Durante anos, eu me perdia em meus próprios pensamentos por longos períodos, afundando em preocupação, autopiedade, vergonha e dúvida. Eu repassava decisões, questionava minhas ações. 'Eu não deveria ter feito isso. Eu nunca deveria ter feito aquilo.' Chega."
Eric disse que, "por pura sobrevivência", foi forçado a permanecer no presente. Ele acrescentou que o passado traz arrependimentos e o futuro permanece incerto, então afirmou que a única maneira de seguir em frente é viver o presente e valorizá-lo.
'Apaixonem-se'
"Em segundo lugar, apaixonem-se. Não necessariamente por uma pessoa, embora eu também recomende isso. Mas apaixonem-se por algo", disse Dane. "Encontrem sua paixão, sua alegria. Encontrem aquilo que te faz querer levantar da cama de manhã."
Ele contou às filhas que se apaixonou pela atuação quando tinha a idade delas e acrescentou que ainda amava e ansiava pelo seu trabalho naquela época. Ele as aconselhou a encontrarem seu propósito e "se dedicarem de verdade a ele".
'Escolham seus amigos com sabedora'
"Terceiro, escolham seus amigos com sabedoria. Encontrem as pessoas certas e permita que elas encontrem vocês, e então se entreguem a elas", disse o pai. "Os melhores deles retribuirão. Sem julgamentos. Sem condições. Sem perguntas."
Eric disse estar muito grato aos seus amigos que o apoiaram durante sua doença. Embora tenha explicado que não conseguia mais fazer nada do que costumava fazer — como ir à academia, dirigir pela cidade e tomar café —, ele era grato aos amigos simplesmente por estarem presentes.
"Simplesmente apareçam. E amem seus amigos com tudo o que você tem. Se apeguem a eles. Eles vão te entreter, te guiar, te apoiar e alguns vão te salvar", disse ele.
'Nunca desistam'
Por fim, Dane disse às filhas para lutarem com todas as suas forças e nunca desistirem. "Finalmente, lutem com cada fibra do seu ser e com dignidade. Quando enfrentarem desafios, sejam de saúde ou de qualquer outra natureza, lutem", disse Dane.
"Nunca desistam. Lutem até o último suspiro. Esta doença está lentamente consumindo meu corpo, mas jamais consumirá meu espírito."
Dane então disse às suas filhas que, embora sejam pessoas diferentes, ambas herdaram sua força e resiliência.
"Esse é o meu superpoder", afirmou. "Eu me levanto imediatamente e continuo voltando. Eu me levanto de novo, de novo e de novo. Então, quando algo inesperado acontecer, e vai acontecer, porque essa é a vida, lute e encare com honestidade, integridade e elegância, mesmo que pareça ou seja insuperável."
"Espero ter demonstrado que vocês podem enfrentar qualquer coisa. Podem enfrentar o fim dos seus dias. Podem enfrentar o inferno com dignidade. Lutem, meninas, e mantenham a cabeça erguida", continuou ele, começando a se emocionar. "Billie e Georgia, vocês são meu coração. Vocês são tudo para mim. Boa noite. Amo vocês. Essas são minhas últimas palavras."
Assista ao vídeo:
+Lidas