Televisão

Especialista alerta para riscos da 'chapinha' com colher feita por Marina Ferrari em A Fazenda

Metrópoles | 27/10/21 - 12h10 - Atualizado em 27/10/21 - 12h35

Sem chapinhas e secadores à disposição em A Fazenda 13, reality show da Record que disponibiliza esses mimos capilares apenas em dias de festa, a influenciadora Marina Ferrari usou uma colher de alumínio aquecida no fogão para alisar as madeixas (veja vídeo abaixo). A artimanha inusitada da peoa, é claro, deu o que falar na internet.

“Será que funciona mesmo, gente?”, questionou um usuário do Twitter. “Deve é torrar o cabelo, isso sim”, comentou outro. “Como a produção permitiu isso? Parece ser muito perigoso”, escreveu um terceiro.

De acordo com Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área da beleza e está à frente da clínica Medical Aesthetic Clinic (MAC), a técnica arcaica de alisar as madeixas é realmente muito prejudicial à saúde capilar e não deve, de maneira alguma, ser replicada em casa.

“Ao contrário da colher de alumínio e até mesmo do ferro de passar roupas, também muito utilizado para alisar os fios, a chapinha e o secador são feitos especialmente para o cabelo. Ou seja: eles têm materiais próprios e temperatura regulada para não provocar danos à fibra capilar”, elucida a especialista.

Ela ainda ressalta que talheres à base de elementos metálicos são grandes condutores de calor e podem causar queimaduras severas nos fios e no couro cabeludo. “Além disso, materiais desse tipo podem agravar o frizz por também serem ótimos condutores de corrente elétrica”, finaliza, condenando de vez o improviso.