Espetáculo “A Última Forca e a Resistência Negra” será apresentado no plenário do TJAL em ato de reparação histórica

Publicado em 19/11/2025, às 06h58
Imagem Espetáculo “A Última Forca e a Resistência Negra” será apresentado no plenário do TJAL em ato de reparação histórica

Por Assessoria

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebe, no próximo dia 19 de novembro, às 14h30, no plenário do Palácio da Justiça, o espetáculo teatral “A Última Forca e a Resistência Negra”, uma encenação que resgata a história do último condenado à pena de morte no Brasil — o escravizado Francisco, executado em 1876, na cidade de Pilar (AL).

A apresentação integra as ações em alusão ao Mês da Consciência Negra e tem um significado profundo de reparação simbólica e reflexão histórica sobre o papel das instituições e da sociedade na luta contra o racismo e pela valorização da memória afro-brasileira.

Escrita e dirigida por Alexandre Gomes, a peça faz uma releitura artística dos fatos que marcaram o julgamento e a execução de Francisco, contextualizando o episódio como expressão da violência do sistema escravocrata e das desigualdades raciais que ainda ecoam no presente. O espetáculo combina teatro, música e narrativa documental, convidando o público a uma imersão emocional e crítica sobre a história de Alagoas e do Brasil.

Apresentar essa obra no plenário do Tribunal de Justiça é um gesto de enorme simbolismo. É um espaço onde, no passado, a Justiça legitimou a morte de um homem negro escravizado — e hoje se abre para reconhecer essa ferida histórica e celebrar a resistência do povo negro”, destaca o diretor Alexandre Gomes.

A realização da apresentação no TJAL representa um marco no processo de valorização da memória e da identidade negra em Alagoas, reafirmando o compromisso institucional com a promoção da justiça racial, dos direitos humanos e da diversidade cultural.

O espetáculo tem apoio cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoas e da Prefeitura de Pilar.


Serviço

Espetáculo: A Última Forca e a Resistência Negra
Data: 19 de novembro de 2025
Horário: 14h30
Local: Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas – Palácio da Justiça, Centro, Maceió (AL)
Entrada: Gratuita

Direção e texto: Alexandre Gomes
Músicas originais: Gi Silva
Figurinos e adereços: Marcelo Castela
Elenco: Igor Vasconcelos, Gi Silva, Van Nacimento, Jany Santos, Julien Costa, Luciano Rodrigues e Ton Farias
Realização: Igor Vasconcelos Produções

Contato com a produção:
Telefone: (82) 9 9630-0054
E-mail: [email protected]

Gostou? Compartilhe