Esplanada dos Ministérios será fechada mais uma vez neste domingo

Publicado em 20/06/2020, às 22h07
Leopoldo Silva/Agência Senado
Leopoldo Silva/Agência Senado

Por Correio Braziliense

O governador Ibaneis Rocha tomou a decisão de fechar a Esplanada dos Ministérios mais uma vez neste domingo (21/6). É a terceira vez que ele adota a medida, com o objetivo de evitar aglomerações durante a pandemia da covid-19 e impedir manifestações antidemocráticas, com ameaças a instituições.

Uma nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública do DF informar que "o trânsito de veículos e pedestres na Esplanada dos Ministérios ficará interditado desde a Rodoviária até a Praça dos Três Poderes, pela via S1, e desde a L4 até a rodoviária, pela N1". O bloqueio ocorre às 23h59 deste sábado (20/6). 

"Todos os acessos da S2 para a S1 e da N2 para a N1 também serão fechados. Somente autoridades e servidores públicos federais, devidamente identificados e que estejam em serviço, terão permissão para trafegar pelo local. O fluxo de veículos será desviado da via S2 em direção à S3 na altura do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Os veículos que vierem pela via S1 serão desviados para as vias S2 e N1 na altura da Biblioteca Nacional", completa a nota.

No fim de semana passado, o GDF removeu um acampamento do grupo extremista 300 do Brasil, que estava havia mais de um mês acampado na Esplanada. Durante a operação de desmontagem, o governador foi insultado, assim como policiais militares. Horas depois da remoção, integrantes do grupo tentaram invadir o Congresso Nacional e arremessaram fogos de artifício contra a sede do Supremo.

Fechamento da Esplanada e prisões

No domingo, dia seguinte à ação, a Esplanada foi fechada e um dos participantes do ato, Renan Silva Sena, foi detido por policiais à paisana no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Um vídeo gravado pela equipe do Correio registrou a ação da polícia. Uma das líderes do grupo, a extremista Sara Giromini, que adota a alcunha Sara Winter, foi presa dias depois pela Polícia Federal como parte do inquérito que apura ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Durante a semana, o governador Ibaneis voltou a proibir a circulação na Esplanada por causa de novas ameaças, desta vez ao bispo Marcony Ferreira e à Catedral de Brasília, onde o grupo fora desautorizado a se instalar pelo sacerdote. "Não vou admitir baderna na minha cidade", afirmou o governador, na última quarta-feira.

Gostou? Compartilhe