Em 2015, mais de 39,3 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito, segundo o relatório Retrato da Segurança Viária, elaborado pela cervejaria Ambev em parceria com a consultoria Falconi.
LEIA TAMBÉM
Apesar disso, o índice de mortes por esta causa chegou a 19,2 por 100 mil habitantes, o melhor resultado desde 2004, quando a taxa era de 19,7. De acordo com o levantamento, os óbitos custaram cerca de 11,6 bilhões de reais aos cofres públicos.
O relatório também mostra que cerca de 80% das mortes por acidentes de trânsito em 2015 foram registradas em 13 dos 27 estados brasileiros. São eles: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Santa Catarina e Piauí.
Tocantins, no entanto, foi o local com a maior taxa de óbitos do país: 37,2 mortes por 100 mil habitantes. Piauí e Mato Grosso aparecem em segundo e em terceiro lugar no ranking, com taxa de 36,8 e 33,2, respectivamente.
Na outra ponta estão as unidades com o menor índice de óbitos. O Amazonas teve o melhor desempenho no ano e registrou 10,8 mortes a cada grupo de cem mil habitantes.
Em número absolutos, São Paulo liderou o ranking, mas possui a quarta menor taxa de óbitos do país, atrás apenas do Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro.
Veja quais são os estados com o maior e menor índice de mortes no trânsito do Brasil:

(Crédito: Reprodução / EXAME)

(Crédito: Reprodução / EXAME)
LEIA MAIS
+Lidas