Estado inaugura Casa do Coraçãozinho, para amparar crianças cardiopatas

Publicado em 09/12/2016, às 13h03

Por Redação

A Casa do Coraçãozinho, situada na Rua Ariosvaldo Pereira, 152, Gruta de Lourdes, em Maceió, foi inaugurada nesta sexta-feira (9), durante solenidade que contou  com a presença do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

A nova unidade, que servirá para acolher, orientar, cuidar e acompanhar pais e seus filhos cardiopatas que necessitam de observação diária, mas não precisam permanecer no ambiente hospitalar, chega em momento importante para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pois representará uma expansão do Serviço Estadual da Cardiopediatria em Alagoas.

De acordo com Renan Filho, a realidade dos pequenos cardiopatas em Alagoas está, aos poucos, mudando. “Antigamente para fazer uma cirurgia cardíaca em crianças era preciso levá-la para fora do Estado, hoje estamos realizando procedimentos em mais de 90 crianças por mês, além de centenas de atendimentos relacionados ao coração dos pequenos”, explicou o governador.

Estrutura 

O cardiologista e cirurgião do Hospital do Coração de Alagoas José Wanderley Neto explica que a Casa do Coraçãozinho não será apenas uma clínica, mas uma base de apoio do sistema de atendimento das doenças cardiovasculares pediátricas no Estado de Alagoas, uma vez que muitas crianças já nascem com a patologia cardíaca e precisam ser operadas nos primeiros meses de vida, enquanto outras é preciso aguardar até a época do procedimento cirúrgico.

A Casa do Coraçãozinho terá consultórios médicos, uma área de treinamento para pediatras e cardiopediatras e um auditório onde haverá programas de educação continuada em medicina destinada aos profissionais do hospital. Além disso, o espaço contará com três quartos para que as famílias do interior possam, quando precisar, ter um local para se acomodar próximo ao paciente, a fim de que se evite cansaço físico durante longas viagens.

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, os pais e as crianças serão atendidos por uma equipe multiprofissional dotada de assistentes sociais, enfermagem, médicos, cirurgiões cardiovasculares pediátricos, cardiopediatras, pediatras, psicólogos e fisioterapeutas.

Gostou? Compartilhe