Estaduais: Você sabe quem são os campeões por todo o Brasil?

Publicado em 24/05/2021, às 09h07
Imagem Estaduais: Você sabe quem são os campeões por todo o Brasil?

Por Ogol

Os quatro principais estaduais do país conheceram os seus campeões neste fim de semana, com favoritos confirmando taças, como Atlético Mineiro e Flamengo; com o São Paulo encerrando seca de 16 anos; e com o Grêmio prolongando o jejum do arquirrival. Mas os estaduais são cheios de histórias, e ela é escrita também por todo o Brasil. Você sabe quem é o campeão de cada estado? Fizemos aqui um resumo para os ajudar, por ordem alfabética.

Como no Acre a bola sequer começou a rolar, começamos nossa lista de campeões por Alagoas. E a final foi a mesma dos cinco anos anteriores, entre CSA e CRB. Os dois times, que tem figurado com algum destaque também no cenário nacional nas últimas temporadas, mostraram equilíbrio com dois empates. O CSA acabou por levantar o troféu nas penalidades - no ano anterior tinha sido o CRB.

No Amapá a disputa tem início em breve. Já no Amazonas, o Manaus FC voltou a levantar o caneco ao bater o São Raimundo na final - o quarto título em cinco anos para a jovem equipe, fundada em 2013 e que já se tornou potência local.

No Baiano, com o Bahia com time alternativo para focar na Copa do Nordeste - acabou campeão - e com o Vitória em má fase, a final acabou por ser surpreendente. O Atlético de Alagoinhas foi campeão ao superar o Bahia de Feira com placar agregado de 5 a 4 nos dois jogos.

No Ceará, a final não teve surpresa e foi disputada entre os dois gigantes. O resultado foi um 0 a 0 que valeu para o Fortaleza, com o primeiro título da carreira do técnico argentino Vojvoda, com o Ceará com o vice. O Tricolor do Pici terminou invicto a competição e chega motivado para o Brasileiro.

No Distrito Federal, o título ficou com o Brasiliense, depois de dois anos nas mãos do Gama, depois de vitória sobre o Ceilândia. Já no Capixaba o campeão foi inédito, com o Real Noroeste vencendo o Rio Branco de Venda Nova por 8 a 7 nas penalidades.

Em Goiás o vencedor também foi inédito. O Grêmio Anápolis superou o Vila Nova também nas penalidades, após dois empates na decisão, e sagrou-se campeão pela primeira vez na história. Inédito foi também o título do Costa Rica EC no Sul-Mato-Grossense.

No Maranhão, o Sampaio Corrêa foi bicampeão com duas vitórias sobre o Moto Club. Já o Cuiabá venceu o seu quarto estadual em cinco anos ao levar a melhor sobre o CEOV Operário.

No Pará, a Tuna Luso deixou escapar um título histórico, depois de golear o Paysandu por 4 a 2 no jogo de ida. O Papão de títulos do Paraense reverteu o quadro no jogo de volta com goleada por 4 a 1 e fez a festa de seu torcedor.

Paraibano e Paranaense ainda estão em disputa e seguimos adiante para o Pernambucano. Em final com dois empates em 1 a 1, o Náutico bateu o Sport nos pênaltis para levantar o troféu.

No Piauiense o campeão foi o Altos, com sobras e placar agregado de 5 a 1 sobre o Fluminense na final. No Rio Grande do Norte ainda não temos campeão, nem em Rondônia e Roraima.

Em Santa Catarina, o Avaí saiu na frente da Chapecoense com vitória por 2 a 1, mas o campeão sairá na quarta-feira. No Sergipano o campeão já é sabido: o Sergipe bateu o Lagarto.

Como no Tocantins ainda não há campeão, encerramos aqui nosso giro pelos estaduais. Lembrando que pode acompanhar as competições de cada estado neste menu, e em oGol tentamos trazer tudo, da base aos profissionais, com o máximo de informações disponíveis.

Gostou? Compartilhe