Uma estátua de pedra de uma antiga deusa da beleza, amor e guerra foi encontrada na Faixa de Gaza.
LEIA TAMBÉM
Arqueólogos palestinos dizem que a cabeça da divindade cananeia Anat remonta a 4,5 mil anos, final da Idade do Bronze. A descoberta foi feita por um agricultor que estava cavando em sua terra em Khan Younis, no sul da faixa.
Nas redes sociais, alguns moradores de Gaza ironizaram que encontrar uma estátua da deusa da guerra é adequado na região. Nos últimos anos, a área é palco de intensos conflitos entre Israel e grupos militantes em Gaza, que é governada pelo Hamas.
A descoberta desta estátua de pedra calcária é um lembrete de como a Faixa de Gaza — parte de uma importante rota comercial para sucessivas civilizações antigas — foi originalmente um assentamento cananeu.
A escultura de 22 cm de altura mostra o rosto da deusa usando uma coroa de serpente. "Encontramos a estátua por acaso. Ela estava cheia de lama e lavamos com água", disse o agricultor Nidal Abu Eid, que encontrou a cabeça enquanto cultivava seu campo.
"Percebemos que era uma coisa preciosa, mas não sabíamos que tinha um valor arqueológico tão grande", disse ele à BBC. "Agradecemos a Deus e estamos orgulhosos de que tenha permanecido em nossa terra, na Palestina, desde os tempos cananeus."
A estátua de Anat — uma das divindades cananeias mais conhecidas — está agora em exibição em Qasr al-Basha, um edifício histórico que serve como um dos poucos museus de Gaza.
LEIA MAIS
+Lidas