Uma nova estátua de 30 metros de altura de São Judas Tadeu, inaugurada em Esperanza, México, gerou críticas e piadas nas redes sociais, misturando reações sagradas e profanas.
A escultura, que tinha como objetivo atrair turismo religioso, foi alvo de comparações com personagens de videogames e celebridades, levando muitos a considerá-la 'assustadora' e sem semelhança com o santo.
Os responsáveis pela paróquia e pela prefeitura agora enfrentam o desafio de capitalizar a atenção gerada pela controvérsia e adaptar suas estratégias para atrair um novo tipo de peregrinação.
O que era para ser um momento de júbilo religioso no Cerro das Três Cruzes, em Esperanza (México), acabou gerando uma onda de chacotas e críticas em redes sociais.
LEIA TAMBÉM
No início do ano, uma igreja local inaugurou uma estátua de 30 metros de altura retratando São Judas Tadeu, um dos 12 apóstolos de Jesus. Porém o resultado não agradou, e as reações misturaram o sagrado com o profano. Muitos chegaram a comparar a obra gigantesca com personagem do game "Minecraft". Outros acham que o rosto se parece com o de um cantor famoso no país, Luis Antonio López, o Mimoso, ou com o do jogador de futebol Francisco Fonseca, o Kikin.
A ideia original era que a escultura, cuja obra se iniciou em 2024, estimulasse o turismo religioso na região. Por enquanto só conseguiu render revolta e piadas na web. Usuários de redes sociais afirmaram que a figura é "assustadora" e que não se assemelha em nada a São Judas Tadeu.
"Que feia, dá medo!", postou um deles.
"Ele tem um rosto triste. Que coisa horrível!", reclamou outro.
"Acho que eles projetaram isso no Minecraft, hahaha", ironizou um terceiro.
Muitos fiéis disseram, ainda, que "o rosto não lembra o do santo, embora ninguém tenha certeza de como ele realmente era.
Agora, resta ao responsáveis pela paróquia e pela prefeitura surfarem na atenção que a escultura ganhou em todo o México e se adaptarem a outro tipo de peregrinação.
+Lidas