Veterinários retiraram mais de 80 pedaços de plástico, num total de 8 quilos, do estômago de uma baleia-piloto morta na região da província de Songkhla, no Sul da Tailândia.
LEIA TAMBÉM
O animal foi encontrado num canal local na última segunda-feira e desde então os veterinários tentavam salvar sua vida, mas na última sexta a baleia cuspiu cinco sacolas plásticas e não resistiu mais, informou o Departamento de Recursos Marinhos e Costeiros da Tailândia. “Este lixo plástico adoeceu a baleia e a incapacitou de caçar sua comida”, acrescentou o órgão.
Segundo Jatuporn Buruspat, chefe do departamento, a baleia provavelmente confundiu as sacolas com comida. Baleias-piloto geralmente se alimentam de lulas, mas também podem caçar polvos e pequenos peixes se elas não estiverem disponíveis.
Ainda de acordo com Jatuporn, seu departamento vai usar o caso da baleia como alerta para o problema da poluição por plástico no Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho. Os tailandeses usam enormes quantidades de sacolas plásticas e as autoridades do país já lançaram diversas campanhas para encorajar sua substituição por sacolas reutilizáveis.
- Vamos usar o caso da baleia e convidar todos os setores para que mostrem seus planos de redução do uso de plásticos na Tailândia – disse.
Globalmente ao menos oito milhões de toneladas de plásticos - entre garrafas, sacolas e outros tipos de detritos - vão parar nos oceanos a cada ano, matando a vida marinha e entrando da cadeia alimentar, estimou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em relatório divulgado em dezembro último.
LEIA MAIS
+Lidas