Estrela de 'Stranger Things' diz que personagem é um dos melhores gays da TV

Publicado em 28/11/2025, às 09h23
Netflix
Netflix

Por Folhapress

A nova temporada de 'Stranger Things' mostra o amadurecimento de Will Byers, interpretado por Noah Schnapp, que reflete sobre sua identidade enquanto lida com suas emoções por Mike Wheeler, em um contexto de tabus da década de 1980.

Schnapp, que se assumiu gay em 2023, destaca a importância de sua relação com Will, que enfrenta desafios emocionais e sociais, especialmente com a introdução de Robin Buckley, a primeira personagem queer significativa da série.

A trama explora a conexão psíquica de Will com o vilão Vecna, enquanto ele descobre novas habilidades e se torna um símbolo de representação para a comunidade LGBTQ+, mostrando que sua identidade vai além da sexualidade.

Resumo gerado por IA

Com o lançamento de quatro capítulos da última temporada de "Stranger Things", a trajetória de Will Byers, personagem de Noah Schnapp que começou o seriado como o garoto indefeso levado para o temido Mundo Invertido, dá sinais de amadurecimento.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Schnapp, que é gay, falou sobre a relação que estabeleceu com o seu personagem ao longo dos últimos anos. O ator diz que Will trouxe a ele grandes revelações sobre si.

Schnapp revelou a sua sexualidade ao público em 2023, em um vídeo publicado no TikTok. No caso de Will, que na quarta temporada passou a sentir algo a mais por Mike Wheeler, um de seus melhores amigos, a opção foi reprimir a sua identidade.

Netflix

Vale lembrar que a série se passa nos anos 1980, quando discussões que fugiam à heterossexualidade ainda eram vistas como um grande tabu. "Há uma diferença entre falar sobre esse tipo de coisa nos anos 1980 e passar por isso agora, como foi comigo. Mas tentei incluir os meus sentimentos na interpretação, para deixar o personagem mais autêntico", disse o artista na ocasião.

Nesta temporada, figura crucial no arco de Will é Robin Buckley, primeira figura queer de importância na trama. Vivida por Maya Hawke, ela, que é lésbica, surgiu na terceira temporada da série, em 2019, quando obras para o público juvenil vinham sendo pressionadas pelo mercado para ter mais diversidade.

Nos episódios já lançados, Robin estranha a reação de Will em relação ao relacionamento entre ela e outra mulher e percebe que existe uma tensão na forma como o garoto se dirige a Mike. A personagem decide ajudá-lo e conversa com ele sobre a antiga versão de si mesma e as saudades que sentia da época em que se sentia mais livre para ser ela própria.

Não suficiente, as transformações que Will vive nesse primeiro bloco da quinta temporada também espelham a sua relação com o grande vilão da série, Vecna. Atormentado por uma conexão psíquica imposta pelo antagonista quando ele ainda era criança --e cabe aqui um alerta para possíveis spoilers-, ele amplifica a habilidade em controle essa força conforme encontra espaço para revelar a sua identidade.

À Variety, Schnapp falou sobre a cena, próxima ao final desse primeiro blobo, em que descobre habilidades nunca antes utilizadas por eles. "Eu acho que [Will] é um dos melhores personagens gays que a mídia já teve. Ele me deixa feliz por poder dar às pessoas queer de todo mundo alguém em quem elas possam se inspirar", afirmou o ator.

"Eu adoraria ter acompanhado um personagem assim enquanto crescia, porque ele não é definido apenas por sua sexualidade. Você não é apenas gay e isso não representa a sua vida inteira. Aceitar a identidade dele me deu força. Isso é algo que vai muito além das pessoas queer, e pode tocar muitas pessoas."

Gostou? Compartilhe