A Secretaria de Saúde de Maceió descartou um caso suspeito de meningite bacteriana, confirmando que se trata de meningite viral, que é menos grave e não requer tratamento imediato como a forma bacteriana. O paciente, um estudante de 15 anos, apresentou sintomas típicos e foi internado para acompanhamento.
A confirmação do caso ocorre em meio a uma campanha de vacinação contra a meningite C em bairros da cidade, com a Secretaria Municipal de Saúde reforçando a importância da vacinação e do monitoramento dos sintomas pela população. Em 2025, Alagoas registrou 102 casos de meningite, com 28 óbitos.
Medidas de vigilância e acompanhamento foram implementadas, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, sem necessidade de quimioprofilaxia ou suspensão das atividades escolares. A população é orientada a procurar serviços de saúde ao apresentar sintomas relacionados.
A Secretaria de Saúde de Maceió informou, na tarde desta quinta-feira (05), que o caso suspeito de meningite registrado no bairro Farol foi descartado para meningite bacteriana - considerada uma emergência médica, com alta letalidade e necessidade de tratamento imediato - não se tratando dos tipos A, B, C, W ou Y. O resultado do exame apontou para meningite viral, que costuma ser mais leve em muitos casos.
LEIA TAMBÉM
"Após investigação clínica e laboratorial, o caso foi confirmado como meningite viral, que possui evolução, formas de transmissão e manejo distintos da meningite bacteriana", informou em nota à imprensa.
Medidas de vigilância e de acompanhamento foram adotadas pela SMS, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. O órgão municipal reforçou que não há indicação de medidas adicionais, como quimioprofilaxia ou suspensão das atividades escolares.
"Seguimos monitorando a situação e orientamos a procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas como febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca ou mal-estar geral", finalizou o comunicado.
Paciente é estudante de colégio particular
Um colégio particular no Farol comunicou aos pais que um estudante do ensino médio foi diagnosticado com meningite. Conforme a nota da unidade de ensino, todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, com orientação de um médico infectologista, e todos os protocolos das autoridades de saúde estão sendo seguidos.
O caso surge no momento em que a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de bloqueio contra a meningite C nas regiões dos bairros Serraria e Benedito Bentes.
LEIA MAIS
+Lidas