Os Estados Unidos emitiram, nesta terça-feira (23), um alerta de tsunami para as costas do sul do México, Guatemala, El Salvador e Honduras, após um terremoto com epicentro no estado mexicano de Oaxaca ter atingido a América Central. Segundo o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida por causa do abalo. As informação são do O Globo.
LEIA TAMBÉM
Segundo o site, de acordo com o Centro de Alerta e Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos, “ondas perigosas” de até três metros podem atingir a costa sul do México. Já à costa do Equador podem chegar ondas de até um metro. No caso de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Havaí e Peru podem ter ondas de, no máximo, meio metro.
O órgão ainda informou que as tsunamis incluem várias ondas que podem chegar em intervalos de até uma hora. "A onda inicial pode não ser a maior", afirmou o centro. “O perigo pode permanecer por muitas horas ou mais após a onda inicial".
Relatos e vídeos (veja abaixo) em redes sociais mostram que o mar na costa de Oaxaca começou a recuar após o terremoto.
Vídeo playas En Huatulco, Oaxaca, el mar retrocede de 15 a 20 metros tras sismo de 7.5. Hay alerta de Tsunami pic.twitter.com/X6TWU8PY3x
— Blog del Narco Oficial (@blogdelnarcomx) June 23, 2020
O terremoto foi registrado com uma magnitude de 7,4, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Na região central da Cidade do México, prédios balançaram e centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas, correndo para as ruas.
O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse que ainda não há relatos preliminares sobre danos, mas acrescentou que está aguardando relatórios de Oaxaca. Segundo Alberto Ibanez, um fotógrafo que estava na Cidade de Oaxaca, o terremoto deixou uma rachadura em uma parede de seu apartamento, além de ter derrubado livros e panelas das prateleiras.
LEIA MAIS
+Lidas